O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Aguinaldo Robinson de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMartins, André Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:57:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:57:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236321-
Descrição: dc.descriptionEste presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente.-
Descrição: dc.descriptionThis present undergraduate work describes qualitative research, bibliographic review. A possible contribution to understanding the use of aspects of play in general and games in specific at chemistry classrooms is expected to understand aspects of play, as well as seeking to visualize how the use of games and other playful tools has been approached by recent literature focused on chemistry teaching in Brazil. Finally, a didactic sequence proposal is presented in the teaching of concepts of organic chemistry that seeks to contemplate playful aspects and science technology society and the environment.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectFunções orgânicas-
Palavras-chave: dc.subjectPlayfulness-
Palavras-chave: dc.subjectDidatic games-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic functions-
Título: dc.titleO lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio-
Título: dc.titlePlay in chemistry teaching: bibliographic review and proposed didactic sequence for the teaching of organic chemistry in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.