Análise do fenômeno das fake news durante as eleições brasileiras de 2018 no contexto da crise de credibilidade do jornalismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Mauro de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Paula Borim da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:36:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:36:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236251-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa busca compreender o que ocorreu na relação entre emissores e receptores na dissipação de fake news durante as eleições brasileiras de 2018 para que boatos fossem, tão facilmente, assimilados como verdade. Para isso, o trabalho reúne análises de interações ocorridas em conversas em três grupos familiares no aplicativo WhatsApp durante esse período e também discorre sobre teorias que relacionam a sociedade, a internet, o jornalismo e as fake news dentro do contexto no qual ocorreram. O resultado da pesquisa aponta para elementos intrínsecos da internet e também da comunicação interpessoal no ambiente digital como os maiores responsáveis pelo alto alcance e assimilação das notícias falsas durante o período analisado.-
Descrição: dc.descriptionThe present research seeks to understand what happened in the relationship between transmitters and receivers in the dissipation of fake news during the 2018 Brazilian elections so that rumors were so easily assimilated as true. To this end, the work brings together analyzes of interactions that occurred in three family group conversations in the WhatsApp application during this period and also discusses theories that relate society, the internet, journalism and fake news within the context in which they occurred. The result of the research points to intrinsic elements of the Internet and also of interpersonal communication in the digital environment as the main responsible for the high reach and assimilation of false news during the analyzed period.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectWhatsApp-
Palavras-chave: dc.subjectJournalism-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Título: dc.titleAnálise do fenômeno das fake news durante as eleições brasileiras de 2018 no contexto da crise de credibilidade do jornalismo-
Título: dc.titleAnalysis of the phenomenon of fake news during the Brazilian elections of 2018 in the context of the crisis of credibility in journalism-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.