
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Christov, Luiza Helena da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Cristiane Rogerio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236141 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como intenção principal discutir como coletivos diversos juntos a caminho de entrelaçar os saberes acadêmicos e os saberes da experiência podem ser potência para o estudo do livro para a infância. Para tanto, escolhemos narrar o percurso do curso de pós-graduação O Livro para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação, que nasceu, cresceu e vive n’A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura e Educação, nas versões presencial, em Perdizes, capital São Paulo, e online, como A Casa Nuvem. Para esta escrita, fragmentos de existência com dia a dia de aulas, fotografias e outros registros, escritas das e dos estudantes, e elaborações sobre a invenção de uma metodologia que propõe questionar ideias preconcebidas em torno do universo literário e sua relação com as artes visuais e as infâncias, sempre sob a perspectiva do miúdo e do artesanal, acompanhados de um olhar decolonial para os acontecimentos históricos, uma atenção especial às diretrizes contemporâneas para formação de leitores e os desdobramentos éticos e estéticos a partir disso. | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this research project is to discuss how different collective thinking efforts aimed at intertwining academic knowledge and experiencebased knowledge can leveraged the research potential of childhood books. To achieve this goal, we chose to narrate the path of the postgraduate course O Livro para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação (“Childhood Books: Contemporary Processes of Creation, Circulation and Mediation”), which was conceived and developed and is now hosted at A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura e Educação (“A Casa Tombada – a Place for the Arts, Culture and Education”), in its in-person format (in the neighborhood of Perdizes, in the capital of São Paulo), and online module (i.e., A Casa Nuvem). The writing incorporates fragments of experiences in the form of daily lessons, pictures and other records, writings of students and discussions on the creation of a methodology to question preconceived ideas within the literary universe and their connection with the visual arts and childhood. It is based on a detail-oriented and artisanal perspective and complemented by a decolonial view of historical events, special attention to contemporary guidelines for the creation of readers and the ethical, and aesthetic developments resulting from them. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação critica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Título: dc.title | O livro para a infância: coletivos e potência para a pesquisa | - |
| Título: dc.title | Childhood books: collectives as a research power | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: