O livro para a infância: coletivos e potência para a pesquisa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChristov, Luiza Helena da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Cristiane Rogerio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236141-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como intenção principal discutir como coletivos diversos juntos a caminho de entrelaçar os saberes acadêmicos e os saberes da experiência podem ser potência para o estudo do livro para a infância. Para tanto, escolhemos narrar o percurso do curso de pós-graduação O Livro para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação, que nasceu, cresceu e vive n’A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura e Educação, nas versões presencial, em Perdizes, capital São Paulo, e online, como A Casa Nuvem. Para esta escrita, fragmentos de existência com dia a dia de aulas, fotografias e outros registros, escritas das e dos estudantes, e elaborações sobre a invenção de uma metodologia que propõe questionar ideias preconcebidas em torno do universo literário e sua relação com as artes visuais e as infâncias, sempre sob a perspectiva do miúdo e do artesanal, acompanhados de um olhar decolonial para os acontecimentos históricos, uma atenção especial às diretrizes contemporâneas para formação de leitores e os desdobramentos éticos e estéticos a partir disso.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this research project is to discuss how different collective thinking efforts aimed at intertwining academic knowledge and experiencebased knowledge can leveraged the research potential of childhood books. To achieve this goal, we chose to narrate the path of the postgraduate course O Livro para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação (“Childhood Books: Contemporary Processes of Creation, Circulation and Mediation”), which was conceived and developed and is now hosted at A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura e Educação (“A Casa Tombada – a Place for the Arts, Culture and Education”), in its in-person format (in the neighborhood of Perdizes, in the capital of São Paulo), and online module (i.e., A Casa Nuvem). The writing incorporates fragments of experiences in the form of daily lessons, pictures and other records, writings of students and discussions on the creation of a methodology to question preconceived ideas within the literary universe and their connection with the visual arts and childhood. It is based on a detail-oriented and artisanal perspective and complemented by a decolonial view of historical events, special attention to contemporary guidelines for the creation of readers and the ethical, and aesthetic developments resulting from them.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Reação critica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Título: dc.titleO livro para a infância: coletivos e potência para a pesquisa-
Título: dc.titleChildhood books: collectives as a research power-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.