Modelagem de cabos para simulações de testes de descargas elétricas atmosféricas em aeronaves

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCassula, Agnelo Marotta-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGrigoletto, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:30:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:30:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236130-
Descrição: dc.descriptionOs testes de certificação de suscetibilidade a descargas elétricas atmosféricas são obrigatórios para qualquer fabricante do ramo aeroespacial. A norma DO160G padroniza procedimentos de testes de qualificação em equipamentos eletrônicos aerotransportados para verificar seus comportamentos em relação aos efeitos indiretos dos raios. A presente análise propõe um estudo de modelagem de diferentes configurações de condutores, os quais são inseridos em um método criado para simular o teste de indução por cabos da norma apresentada. Uma simulação pode ser feita anteriormente e posteriormente ao teste físico em laboratório, seja para prever possíveis erros e falhas nos processos de testes ou replicar contestações dos resultados por parte dos órgãos reguladores, sem a necessidade de refazer a testagem arcando com os altos custos por ela demandados. O trabalho também propõe a aplicação e análise em um sistema aeronáutico real fornecido por uma fabricante do ramo aeroespacial.-
Descrição: dc.descriptionAtmospheric lightning susceptibility certification tests are mandatory for any aerospace manufacturer. The DO160G standard standardizes qualification test procedures on airborne electronic equipment to verify their behavior in relation to the indirect effects of lightning. The present analysis proposes a modeling study of different configurations of conductors, which are inserted in a method created to simulate the cable bundle induction test of the presented standard. A simulation can be done before and after the physical test in the laboratory, either to predict possible errors and failures or to replicate disputes of the results by regulatory bodies, without the need to redo the test, bearing the high costs required by it. This document also offers an application and analysis in a real aeronautical system, supplied by an aerospace manufacturer.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDO160G-
Palavras-chave: dc.subjectEquipamentos aeronáuticos-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectEquipamentos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectAviões - Equipamentos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade na aeronáutica-
Palavras-chave: dc.subjectAeronaves-
Palavras-chave: dc.subjectDescargas Elétricas-
Palavras-chave: dc.subjectAirborne equipment-
Palavras-chave: dc.subjectCable modeling-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic equipment-
Título: dc.titleModelagem de cabos para simulações de testes de descargas elétricas atmosféricas em aeronaves-
Título: dc.titleCable modeling for simulations of atmospheric electrical discharge tests in aircrafts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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