
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romano, Lúcia Regina Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Rafael Percino de Freitas da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:20:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:20:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236115 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236115 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho “Emoção e Afeto nos Espetáculos da Cia Socìetas Raffaello Sanzio" parte da exploração dos conceitos de emoção e afeto para pensar como a experiência estética pode ser entendida e contextualizada nos procedimentos teatrais da cia Socìetas Raffaello Sanzio, escolhida por ser exemplar das propostas da cena pós-dramática. Para isso, parte-se da exploração do conceito de catarse, conforme descrito por Pereira (2007), na confecção de um processo experimental de análises quadro-a-quadro de registros audiovisuais dos espetáculos Purgatório, Inferno e Paradiso da Socìetas Raffaello Sanzio (baseados na obra literária A Divina Comédia, de Dante Alighieri). Para delinear a discussão sobre a emoção e seus entendimentos, segundo a história cultural e a teoria estética, em especial, no estudo de Jauss (1994), observa-se algumas teorias das emoções no teatro, com ênfase na recepção teatral, nos estudos de Tait (2016, 2021), Didi-Huberman (2016) e Eagleton (2006). Elabora-se, então, uma abordagem cruzada, que entremeia teoria e prática cênicas, e que justapõem à visão de críticos, artistas e pesquisadores da área (com o suporte de pesquisa bibliográfica) a análise iconográfica e audiovisual; relação entendida como substancial para a discussão do problema do lugar da catarse, do afeto e da emoção no contexto cênico contemporâneo. | - |
| Descrição: dc.description | The work “Emotion and Affect in the spectacles of Socíetas Raffaello Sanzio cia” aims to explore the concepts of emotion and affect to question how the aesthetic experience can be understood and contextualized in the theatrical proceedings of Socìetas Raffaello Sanzio company. The company has been chosen to be a representative of the post-dramatic scene. This work proposes the analyses “frame-by-frame” of the audiovisual material of the spectacles Purgatorio, Inferno and Paradiso (based in the literary work Divine Comedy, by Dante Alighieri), in an experimental methodology. To help us understand this process, the exploration of the concept of catharsis, described by Pereira (2007) will be applied in the mentioned analyses. At the same time, a discussion about emotion and its understandings in cultural history and aesthetic theory will be held. These concepts will be based on the findings of Jauss (1994) in cross examination with some theories of emotion in theater, focusing on theatrical reception, in authors such as Tait (2016, 2021), Didi-Huberman (2016) and Eagleton (2006). From this point on theory and practical analyses are cross evaluated in relation to the commentaries of critics, artists, and researchers of the field (based on bibliographical support). This relation is understood to be substantial to the discussions of catharsis, affect and emotion in the context of contemporary theater. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Catarse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Societas Raffaello Sanzio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro contemporâneo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da emoção | - |
| Título: dc.title | Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio" | - |
| Título: dc.title | Emotion and affect in the spectacles of "Socìetas Raffaello Sanzio" cia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: