Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Emília de Mendonça Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Tatiana Miguel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Elias Oliveira Vieira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:56:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:56:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236048 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta uma investigação da interação existente no processo de aprendizagem com graduandos em Licenciatura em Matemática, a partir de uma sequência didática para estudo de funções, com uso do software Geogebra, em ambiente virtual. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujos dados foram coletados de forma online durante o período de pandemia de COVID-19, tendo como participantes estudantes da disciplina Funções Elementares, no formato do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo deste trabalho é a compreensão da importância do processo de interação dos estudantes durante a construção de processos mentais e produção de significados para conteúdos matemáticos, em especial, no tema “Funções Reais”. Buscou-se alcançar o objetivo a partir da análise dos discursos e do encadeamento das resoluções das atividades propostas na sequência didática para o trabalho em duplas com o uso do software Geogebra. A análise foi desenvolvida à luz das contribuições de James Wertsch da Psicologia Sociocultural e realizada através da observação dos vídeos produzidos pela tela do equipamento das duplas e dos áudios que retratam a interação da dupla, visando à compreensão da importância desse processo na aprendizagem desse tema matemático. O pesquisador utilizou a plataforma Google Classroom para encontros virtuais sistemáticos com todos os participantes da pesquisa, e envio de vídeos. Esteve sempre à disposição dos participantes para resolução das dúvidas. | - |
Descrição: dc.description | The present work presents an investigation of the existing interaction in the learning process with undergraduate students in Mathematics Teaching, from a didactic sequence for the study of functions, using the Geogebra software, in a virtual environment. This is a qualitative case study, whose data were collected online during the COVID-19 pandemic period, with students from the Elementary Functions discipline, in the format of . The objective of this work is to understand the importance of the students' interaction process during the construction of mental processes and production of meanings for mathematical contents, especially in the theme "Real Functions". We sought to achieve the objective from the analysis of discourses and the chaining of the resolutions of the activities proposed in the didactic sequence for working in pairs using the Geogebra software. The analysis was developed in the light of the contributions of James Wertsch in Sociocultural Psychology and carried out through the observation of the videos produced by the pairs' equipment screen and the audios that portray the interaction of the pair, aiming at understanding the importance of this process in the learning of this mathematical theme. The researcher used the Google Classroom platform for systematic virtual meetings with all research participants, and sending videos. He was always available to the participants to resolve doubts. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Software de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Computer software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online teaching | - |
Título: dc.title | Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial | - |
Título: dc.title | Use of geogebra in the study of real functions of undergraduate students in Mathematics teaching: work in pairs in emergency remote teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: