Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Maria Cristina Rosifini Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Carolayne Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:47:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:47:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236011 | - |
Descrição: dc.description | A nomeação do encontro entre o cirurgião-dentista e uma pessoa que busca seus serviços possui variações: relação profissional /paciente, relação cirurgião-dentista/paciente, interação cirurgião-dentista/cliente, interação cirurgião-dentista/usuário, dentre outras. As justificativas para essas variações não são meramente semânticas, uma vez que a forma como denominamos algo que propicia e induz uma determinada maneira de olhar e compreender o que foi nomeado. Esta relação é construída por meio da comunicação, verbal e não verbal, estabelecida no contexto em que essa interação acontece. A qualidade dessa comunicação, acompanhada de um bom vínculo terapêutico e da sensibilidade do profissional em perceber o contexto na totalidade, é propulsora de uma eficiente atenção à saúde integral do paciente, já que, por mais aprimorada que seja uma técnica, ela tenderá a ser inócua ou alienante se não for associada a uma boa relação profissional-paciente. Ao olhar para o contexto educacional da Odontologia na atualidade, apesar de tentativas em de promover um ensino mais humanizado, compreendendo o homem em sua totalidade ainda se observa a priorização da educação teórica e técnica. Com base no exposto, o propósito deste trabalho é avaliar como o tema “relação profissional /paciente” é abordado na formação de acadêmicos de Odontologia. | - |
Descrição: dc.description | The naming of the meeting between the dentist and a person seeking their services has variations: professional / patient relationship, surgeon-dentist / patient relationship, surgeon-dentist / client interaction, surgeon-dentist / user interaction, among others. The justifications for these variations are not merely semantic, since the way we call something that propitiates and induces a particular way of looking at and understanding what has been named. This relationship is built through communication, verbal and non-verbal, established in the context in which this interaction takes place. The quality of this communication, coupled with a good therapeutic link and the sensitivity of the professional to perceive the context in its entirety, is a propeller of an efficient attention to the patient's integral health, since, however improved a technique, it will tend to be innocuous or alienating if it is not associated with a good professional-patient relationship. When looking at the educational context of dentistry today, despite attempts to promote a more humanized education, understanding the man as a whole, we still see the prioritization of theoretical and technical education. Based on the above, the purpose of this paper is to evaluate how the theme “professional / patient relationship” is addressed in the education of dental students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes de odontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities | - |
Título: dc.title | Abordagem do tema “relação profissional/paciente” na formação de acadêmicos de Odontologia | - |
Título: dc.title | Approach of the theme "professional / patient relationship" among dental students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: