Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Garrido, Saulo Santesso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:22:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:22:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236002 | - |
Descrição: dc.description | Acaba de ser completado 9 anos de atuação como docente no Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara. Somado aos quase 4 anos de atuação docente em outras instituições de ensino superior, podemos dizer que já são 13 anos de atuação profissional na área acadêmica. Durante este período, venho desenvolvendo projetos de pesquisa que envolve a síntese química de peptídeos com atividade biológica bem como em estudos de aplicação destes peptídeos em diferentes temas relacionados à área de saúde. Além de conduzir estudos que surgiram durante o desenvolvimento de meu projeto de doutorado e, posteriormente, de pós-doutorado, foram criadas novas linhas de pesquisas aplicadas a diferentes temas voltados à saúde. Neste sentido, procurei consolidar uma linha de pesquisa robusta focada em demandas de bastante importância tanto para a saúde humana como também animal. Nesta tese de Livre-docência está apresentado o estado da arte que permitiu o desenvolvimento das diferentes linhas de aplicação dos diferentes peptídeos sintéticos, bem como da contribuição que representaram os mais relevantes trabalhos desenvolvidos até o presente momento, o qual envolve trabalhos de iniciação científica, dissertações e teses de alunos orientados por mim durante este período, somado ao aprendizado que pude adquirir durante um estágio realizado na University of Birmingham, no Reino Unido durante o ano de 2015. O texto aqui apresentado está dividido em três partes: a primeira aborda um conteúdo mais voltado ao estado da arte que envolve a obtenção de peptídeos através da síntese química, o qual nos permite aplicar estas moléculas na área da saúde; a segunda parte visa demonstrar as diferentes áreas de aplicação que venho atuando a qual envolve três diferentes classes de peptídeos sendo os derivados da toxina CcdB, os derivados de bacteriocinas e os derivados da Histatina-5; por fim, a terceira parte desta tese estão anexados os principais frutos desses trabalhos desenvolvidos ao longo desses anos, os quais contém artigos científicos e depósito de patente relacionados a esses assuntos. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Química, Araraquara | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peptídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toxinas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bacteriocinas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histatina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síntese química | - |
Título: dc.title | Química de peptídeos para aplicação na área da saúde | - |
Título: dc.title | Peptide chemistry for application in healthcare | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: