Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pizo, Marco Aurélio | - |
Autor(es): dc.contributor | Galetti, Mauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Missano, Rodrigo Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:36:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:36:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235912 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235912 | - |
Descrição: dc.description | Redes ecológicas são uma ferramenta eficiente para compreender como as interações mutualísticas entre animais e plantas influenciam a estrutura e organização de comunidades biológicas. Amostragens em campo das interações envolvendo plantas e aves frugívoras têm se baseado em três métodos principais: redes de neblina, transectos lineares e observações focais. No entanto, como estes diferentes métodos influenciam na estrutura e completude das redes de frugivoria é uma questão fundamental para a correta interpretação dos padrões emergentes destas análises. Neste estudo, testamos como estes três métodos de amostragem influenciam na estrutura de redes de interações entre plantas e aves frugívoras através de registro de interações em campo e aplicação de métricas e modelos nulos amplamente utilizados na literatura. Os transectos apresentaram maior eficiência nos registros das interações em relação ao esforço amostral, seguido de focal e redes de neblina. O teste de Dunn mostrou diferenças significativas entre todos os métodos em relação ao número de interações por esforço amostral. Focais e transectos formam redes caracterizadas por uma maior modularidade do que esperado ao acaso. A rede total, que combinou os três métodos, apresentou conectância mais baixa do que as dos métodos isolados, aninhamento e modularidade com valores moderados Parece então ser uma boa estratégia para se obter um maior número e diversidade de interações. | - |
Descrição: dc.description | Ecological networks are an efficient tool to understand how mutualistic interactions between animals and plants influence the structure and organization of biological communities. Field sampling of interactions involving frugivorous plants and birds has been based on three main methods: mist nets, linear transects and focal observations. However, how these different methods influence the structure and completeness of frugivory networks is a fundamental question for the correct interpretation of the patterns emerging from these analyses. In this study, we tested how these three sampling methods influence the structure of networks of interactions between plants and frugivorous birds by recording field interactions and applying metrics and null models widely used in the literature. The transects showed greater efficiency in the records of interactions in relation to the sampling effort, followed by focal and mist nets. Dunn's test showed significant differences between all methods in terms of the number of interactions per sampling effort. Focals and transects form networks characterized by a greater modularity than expected by chance. The total network, which combined the three methods, showed lower connectance than the isolated methods, nesting and modularity with moderate values, therefore, it seems to be a good strategy to obtain a greater number and diversity of interactions. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 20/05237-2 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de interações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispersão de sementes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mutualismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frugivoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos comparativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia de comunidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seed dispersal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community ecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mutualism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interactions | - |
Título: dc.title | Métodos de amostragem para a construção de redes de frugivoria por aves | - |
Título: dc.title | Sampling methods for the construction of frugivory nets by birds | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: