Padrões e estereótipos midiáticos na autopercepção da cor dos dentes entre acadêmicos de Odontologia e Medicina Veterinária

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Maria Cristina Rosifini Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMorais, Raissa Lana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:16:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:16:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/235766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235766-
Descrição: dc.descriptionÉ importante considerar que todo veículo de comunicação e mídia distribui relações de poder simbólicas – sendo que essas formas que são produzidas pelas mídias são atreladas a valores econômicos, tornando-as produtos para o consumo, ou seja, as mídias transformam as formas simbólicas (no caso, ideais de beleza e de feminilidade) em bens simbólicos (vestimentas, adereços, formas do corpo etc.) que vão ser consumidos pela sociedade. É importante mencionar que nesse processo os jovens são estimulados a seguir os padrões e normas estéticas ditadas, Dentro de padrões estéticos faciais, os órgãos que exercem maior influência sobre a beleza do rosto são a boca e os olhos, nesta ordem de preferência. Isto se deve ao fato de que a boca se destaca uma vez que além da aparência dos lábios, dentes e gengiva as pessoas observam também a dicção, higiene e hálito. Apesar de diferenças no grau de preocupação entre os gêneros, a idade e o nível de escolaridade dos pacientes, a estética tem se tornado ainda mais importante que a função, a estrutura e a biologia dos dentes. Quando a estética do sorriso é afetada, o resultado é a baixa na autoestima e danos na saúde física ou mental do individuo. O propósito deste trabalho foi, utilizando o ambiente virtual, avaliar os padrões e estereótipos midiáticos na autopercepção da cor dos dentes entre acadêmicos de Odontologia e Medicina Veterinária. Antes de iniciar a coleta de dados com o questionário virtual enviado por whats app, foi inserido Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) virtual, composto por uma página de esclarecimento sobre a pesquisa, além da solicitação de autorização para o uso dos dados. Concordaram em participar 61 acadêmicos do Curso Integral de Odontologia, 74 do Curso Noturno de Odontologia e 53 do Curso de Medicina Veterinária. Os resultados obtidos mostram que, quando questionados se estavam satisfeitos com a aparência de seu sorriso, responderam afirmativamente 81% dos acadêmicos do Curso Noturno de Odontologia, 67% dos estudantes do Curso Integral de Odontologia e 64% dos graduandos da Medicina Veterinária. Quando interrogados sobre a busca de ideal estético com base em padrão de mídia social, 49% dos acadêmicos, tanto dos Cursos Integral de Odontologia como de Medicina Veterinária responderam afirmativamente, contra 40% do Curso Noturno de Odontologia. Selfies sorrindo são feitas por 70% dos alunos do Curso Noturno de Odontologia, 61% do Curso Integral e 52% dos graduandos da Medicina Veterinária. “Arrumam” o sorriso na foto antes de publicá-las apenas 2% dos estudantes do Curso Noturno de Odontologia contra 3% do Curso Integral. Os alunos do Curso de Medicina Veterinária relataram não aplicar filtros e aplicativos para modificar o sorriso. Após ingresso na graduação 40.5% dos acadêmicos do Curso Noturno de Odontologia fizeram algum tipo de tratamento estético, ficando satisfeitos em 70% dos casos. No Curso Integral de Odontologia, o índice de alunos que realizou tratamento estético após o início do curso foi de 37.5% com 61% de satisfação. Dentre os acadêmicos de Medicina Veterinária interrogados na presente pesquisa, cerca de um quinto (19%) realizou qualquer tipo de tratamento odontológico estético após o ingresso na graduação, com índice de satisfação de 52%. Concluiu-se que: a) alunos de Odontologia e Medicina Veterinária apresentaram percepções diferentes sobre estética facial e dentária; b) a maneira como os acadêmicos de Odontologia autopercebem a estética e a cor de seu sorriso parece relacionar-se ao seu domínio técnico científico; c) a influencia da mídia na determinação dos padrões estéticos bucais não sofreu variação frente à área de graduação do estudante.-
Descrição: dc.descriptionIt is important to consider that every vehicle of communication and media distributes symbolic power relations - these forms that are produced by the media are linked to economic values, making them products for consumption, that is, the media transform the symbolic forms ideals of beauty and femininity) in symbolic goods (clothing, props, forms of the body, etc.) that are to be consumed by society. It is important to mention that in this process young people are encouraged to follow the aesthetic standards and rules dictated. Within aesthetic facial patterns, the organs that exert the greatest influence on the beauty of the face are the mouth and eyes, in this order of preference. This is due to the fact that the mouth stands out since besides the appearance of the lips, teeth and gums people also observe the diction, hygiene and breath. Despite differences in the degree of concern among the genders, the age and level of education of the patients, aesthetics have become even more important than the function, structure and biology of the teeth. When the aesthetics of the smile is affected, the result is low self-esteem and damage to the individual's physical or mental health. The purpose of this study was to evaluate the patterns and media stereotypes in the self - perception of tooth color among dental and veterinary medicine students. Before initiating the data collection with the virtual questionnaire sent by whats app, a Free Informed Consent Form (TCLE) was inserted, consisting of a page of clarification about the research, besides the request for authorization to use the data. They agreed to participate 61 academics of the Integral Course of Dentistry, 74 of the Night Course of Dentistry and 53 of the Course of Veterinary Medicine. The results show that when asked if they were satisfied with the appearance of their smile, 81% of the students of the Dental Night Course, 67% of the students of the Integral Course of Dentistry and 64% of the graduates of the Veterinary Medicine answered affirmatively. When asked about the search for an aesthetic ideal based on a social media standard, 49% of the academics, both in the Integral Dentistry and Veterinary Medicine Courses, answered affirmatively, against 40% of the Night Course of Dentistry. Smiling self-estetes are made by 70% of the students of the Night Course of Dentistry, 61% of the Integral Course and 52% of graduates of Veterinary Medicine. "Smile" in the picture before publishing only 2% of the students of the Night Course of Dentistry versus 3% of the Integral Course. Students of the Veterinary Medicine Course reported not applying filters and applications to modify the smile. After admission to graduation 40.5% of the students of the Night Course of Dentistry did some type of aesthetic treatment, being satisfied in 70% of the cases. In the Integral Course of Dentistry, the index of students who performed aesthetic treatment after the beginning of the course was 37.5% with 61% satisfaction. Among the Veterinary Medicine scholars interviewed in the present study, about one fifth (19%) performed any type of aesthetic dental treatment after graduation, with a satisfaction index of 52%. It was concluded that: a) Dentistry and Veterinary Medicine students presented different perceptions about facial and dental esthetics; b) the manner in which dental academics self-perceive the aesthetics and the color of their smile seems to be related to their scientific technical mastery; c) the influence of the media in the determination of aesthetic oral standards did not change in relation to the student's graduation area.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEstética dentária-
Palavras-chave: dc.subjectCor-
Palavras-chave: dc.subjectAutoimagem-
Palavras-chave: dc.subjectDente-
Palavras-chave: dc.subjectTooth-
Título: dc.titlePadrões e estereótipos midiáticos na autopercepção da cor dos dentes entre acadêmicos de Odontologia e Medicina Veterinária-
Título: dc.titlePatterns and mediatic stereotypes in self-perception of tooth color among academics of Dentistry and Veterinary Medicine-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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