Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardozo, Adalgiso Coscrato | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cella, Guilherme Mazero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235716 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235716 | - |
Descrição: dc.description | O futebol é o esporte mais praticado do mundo. No Brasil, a paixão por ele é indiscutível. Diante desses fatos, desde cedo surge o interesse pela prática da modalidade, seja por influência dos pais, da escola ou do próprio gosto da criança. A esse primeiro contato com o esporte denominamos iniciação esportiva, que vai desde esse momento até a fase final da adolescência, na qual existe a possibilidade de se especializar ou não naquilo que pratica. Todo esse processo pode e deve ser dividido em fases, cada uma delas com suas características, que vão auxiliar o professor/treinador a contribuir para o desenvolvimento da criança/aluno. Além dessas fases, existem métodos e técnicas para o ensino das modalidades, seja para aprimorar gestos técnicos, aprender conceitos táticos, ou até mesmo desenvolver qualidades que podem ser utilizadas não só no esporte em questão, como cooperação, trabalho em equipe entre outras. Diante disso, o objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, analisar os diferentes métodos de ensino-aprendizagem existentes, assim como detalhar cada fase existente na iniciação esportiva, especificando em certo momento para o futebol. | - |
Descrição: dc.description | Soccer is the most played sport in the world. In Brazil, the passion for him is indisputable. Faced with these facts, interest in the practice of the modality arises from an early age, whether due to the influence of parents, the school or the child's own taste. This first contact with sport is called sport initiation, which goes from that moment to the final stage of adolescence, in which there is the possibility of specializing or not in what you practice. This entire process can and should be divided into phases, each with its own characteristics, which will help the teacher/coach to contribute to the development of the child/student. In addition to these phases, there are methods and techniques for teaching the modalities, whether to improve technical gestures, learn tactical concepts, or even develop qualities that can be used not only in the sport in question, such as cooperation, teamwork, among others. Therefore, the objective of this study is, through a literature review, to analyze the different existing teaching-learning methods, as well as detailing each existing phase in sports initiation, specifying at a certain moment for soccer. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação esportiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports initiation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning methods | - |
Título: dc.title | Iniciação esportiva ao futebol: uma revisão sobre suas fases e métodos de ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Sports initiation to soccer: a review of its phases and teaching-learning methods | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: