Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Calderan, Debora de Lurdes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:41:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:41:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235642 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235642 | - |
Descrição: dc.description | O uso das geotecnologias no Ensino de Geografia pode proporcionar uma aprendizagem mais critica e significativa. Contudo, existem inúmeros desafios a serem superados para a sua efetiva utilização na Educação Básica, como a falta de recursos e infraestrutura das escolas e uma lacuna na formação dos professores quanto a esta temática. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades das geotecnologias na Educação Básica. Para tanto realizou-se duas etapas: a) um levantamento de informações acerca da utilização de Geotecnologias no Ensino de Geografia, por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em periódicos (2009-2019) e uma pesquisa exploratória junto a professores de Geografia; b) a elaboração de um manual para professores acerca da geotecnologia QGIS e criação de uma sequência didática para o Ensino de Geografia, que pode servir de exemplo para o implementação do software QGIS nas aulas de Geografia. Os resultados da primeira etapa apontaram que as geotecnologias mais frequentes são o Google Earth e as Imagens de satélite e que os recursos foram utilizados nas aulas de Geografia, principalmente para auxiliar o aprendizado de assuntos ligados à análise espacial e interpretação de mapas. Como forma de contribuir com a formação dos professores na temática e com a implementação mais efetiva das geotecnologias nas aulas de Geografia, a partir dos resultados da etapa anterior, foi elaborado um manual com os passos para a criação de mapas de localização, relevo e uso do solo no software Qgis e uma sequência didática que abrange essa temática no Ensino de Geografia. | - |
Descrição: dc.description | The use of geotechnology in geography teaching can provide more critical and meaningful learning. However, there are countless challenges to be overcome for its effective use in basic education, such as the lack of resources and infrastructure at schools and a gap in teacher education regarding this thematic. In that way, this research aimed to analyze the challenges and possibilities in the use of geotechnologies in basic education. To achieve that, there were two stages: a) an information survey about the use of geotechnologies in geography teaching, by means of bibliographic research of articles published in journals (2009-2019) and exploratory research with geography teachers; b) the elaboration of a manual for teachers about QGIS geotechnology and the design of a didactic sequence for geography teaching that can be an example to help the implementation of QGIS software in geography classes. The results of the first stage showed that the most used geotechnologies are Google Earth and satellite images and that these resources were used in geography classes mainly to aid the learning of topics related to spatial analysis and map interpretation. As a means of contributing to teacher education in the thematic and a more effective implementation of geotechnology in geography classes, and considering the results from the previous stage, a manual was designed presenting the steps for the creation of location maps, relief, and soil usage on QGIS software and a didactic sequence that encompass this thematic in geographyteaching. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | software Qgis | - |
Título: dc.title | Análise do uso de geotecnologias no ensino de geografia e uma proposta de aplicação no ensino médio | - |
Título: dc.title | Analysis of the use of geotechnologies in the teaching of geography and a proposal of application in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: