Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Wladimir Farto Contesini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Fernanda Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235640 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235640 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho de conclusão de curso, descrevo minhas experiências adquiridas a partir de práticas pedagógico-musicais que aconteceram ao longo do ano letivo de 2020, com os desafios instaurados pela pandemia do Covid-19. Estas práticas tiveram como cerne o meu interesse sobre as possibilidades do uso da canção como recurso nas aulas de música, através da exploração de seus componentes musicais e extramusicais. Esta prática foi baseada em reflexões a partir de pesquisas e experimentações de atividades compartilhadas com meus alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental, e com alunos e alunas particulares de iniciação musical e de flauta transversal. Ao longo deste trabalho, relato minhas perspectivas como educadora musical e os desafios pedagógicos e extra pedagógicos enfrentados ao longo das minhas experiências, tais como: o planejamento de atividades musicais e adaptações destas atividades para diferentes contextos, a dinâmica de ensino remoto, as questões comportamentais das crianças, entre outros. Também reflito sobre como estas experiências práticas contribuíram para o meu próprio amadurecimento como educadora musical. | - |
Descrição: dc.description | In this undergraduate final paper I describe my acquired experiences from pedagogical-musical practices that happened throughout the 2020 school year, with the challenges posed by the Covid-19 pandemic. These practices had as their core my interest in the possibilities of using songs as a resource in music classes, through exploration of your musical and extramusical components. These practices were based on reflections from researches and experimentations of activities shared with my students of the initial grades of elementary school, and with my private students from music initiation and transverse flute. Throughout this work I report my perspectives as a music educator and especially the pedagogical and extra pedagogical challenges I have faced in the course of my experiences, such as the musical activity planning and its adaptations for the different contexts, the dynamics of remote teaching and learning blended (remote and classroom bases classes), children's behavioral issues, among other things. I also could reflect on how these practical experiences contributed to my maturity as a music educator. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relato de experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Título: dc.title | A canção como recurso nas aulas de música para crianças: um relato de experiência durante a pandemia de 2020 | - |
Título: dc.title | Song as a resource in music lessons for children: an experience report during a 2020 pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: