
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coan, Alessandra Ike | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Leticia Beatriz Marinho dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:41:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:41:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235586 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235586 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de Botânica, segundo Figueiredo, Coutinho e Amaral (2012, p. 488), “na visão dos professores (...) apresenta muitas terminologias, distanciando-se da realidade dos alunos” ̶ isso é colocado como resultado de um estudo sem referências à vida dos discentes. Porém, o distanciamento com a Botânica é muito mais complexo e foi percebido anos atrás, quando, em 1998, Wandersee e Schussler cunharam o termo “cegueira botânica”. A falta de reconhecimento das plantas como seres vivos e a dificuldade em identificá-las, faz com que a relação planta e homem seja, cada vez mais, enfraquecida, acarretando várias consequências como, por exemplo, a falta de reconhecimento acerca da importância das plantas na biosfera e a crença errônea de que as plantas são inferiores aos animais. Uma forma de aproximar e melhorar essa relação e, inclusive, o ensino de botânica, é desenvolvendo formas de unir a educação a conhecimentos trazidos na bagagem social e cultural dos alunos, tornando o ensino mais significativo e vinculado à realidade do indivíduo. Tal união pode ser possível, dentre várias formas, por meio de uma abordagem CTS, que inter-relaciona questões de cunho científico e tecnológico a questões sociais. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um recurso didático para o ensino de “Morfologia de Órgãos Vegetativos” dentro de uma abordagem CTS, de maneira a contextualizar o conteúdo com as realidades social, cultural, econômica e ambiental. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Morfologia de órgãos vegetativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anatomia vegetal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material Didático (MD) | - |
| Título: dc.title | Manual teórico-prático de “morfologia de órgãos vegetativos”: uma proposta de recurso didático por meio de uma abordagem CTS | - |
| Título: dc.title | Theoretical-practical manual of “morphology of vegetative organs”: a proposal for a didactic resource through a CTS approach | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: