Manual teórico-prático de “morfologia de órgãos vegetativos”: uma proposta de recurso didático por meio de uma abordagem CTS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoan, Alessandra Ike-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Leticia Beatriz Marinho dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:41:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:41:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/235586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235586-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Botânica, segundo Figueiredo, Coutinho e Amaral (2012, p. 488), “na visão dos professores (...) apresenta muitas terminologias, distanciando-se da realidade dos alunos” ̶ isso é colocado como resultado de um estudo sem referências à vida dos discentes. Porém, o distanciamento com a Botânica é muito mais complexo e foi percebido anos atrás, quando, em 1998, Wandersee e Schussler cunharam o termo “cegueira botânica”. A falta de reconhecimento das plantas como seres vivos e a dificuldade em identificá-las, faz com que a relação planta e homem seja, cada vez mais, enfraquecida, acarretando várias consequências como, por exemplo, a falta de reconhecimento acerca da importância das plantas na biosfera e a crença errônea de que as plantas são inferiores aos animais. Uma forma de aproximar e melhorar essa relação e, inclusive, o ensino de botânica, é desenvolvendo formas de unir a educação a conhecimentos trazidos na bagagem social e cultural dos alunos, tornando o ensino mais significativo e vinculado à realidade do indivíduo. Tal união pode ser possível, dentre várias formas, por meio de uma abordagem CTS, que inter-relaciona questões de cunho científico e tecnológico a questões sociais. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um recurso didático para o ensino de “Morfologia de Órgãos Vegetativos” dentro de uma abordagem CTS, de maneira a contextualizar o conteúdo com as realidades social, cultural, econômica e ambiental.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMorfologia de órgãos vegetativos-
Palavras-chave: dc.subjectAnatomia vegetal-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)-
Palavras-chave: dc.subjectAplicabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didático (MD)-
Título: dc.titleManual teórico-prático de “morfologia de órgãos vegetativos”: uma proposta de recurso didático por meio de uma abordagem CTS-
Título: dc.titleTheoretical-practical manual of “morphology of vegetative organs”: a proposal for a didactic resource through a CTS approach-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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