
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Broens, Mariana Cláudia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Jessyca Eiras Jatobá | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:52:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:52:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235575 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235575 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do presente trabalho é analisar o viés ideológico de análises sobre cognição animal e suas implicações éticas. Em primeiro lugar, investigaremos como a tese de predominância da espécie humana em relação ao restante dos animais se funda em uma suposta superioridade cognitiva, que não se daria em termos de grau, mas de diferença de natureza. Em segundo lugar, investigaremos como essa tese se constrói culturalmente, infiltrando-se, inclusive, na produção científica, separando a espécie humana dos animais não humanos, sendo as éticas antropocêntricas excludentes derivadas dessa construção. Buscamos neste trabalho novas perspectivas sobre cognição que possam levar a uma visão ética mais inclusivas, ressaltando que o antropocentrismo ético excludente tem, principalmente o propósito de camuflar interesses de dominação. Por fim, através da perspectiva de intersecções entre opressões, procuraremos mostrar que o discurso construído para legitimar a exploração de animais não humanos está relacionado à estruturação de mecanismos de opressão de seres humanos por outros seres humanos, sendo que ressaltaremos que a ideologia que se constrói ao redor de práticas de violência tem o propósito de banalizá-las e invisibilizá-las. | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of the present work is to analyze the ideological bias of studies on animal cognition and its ethical implications. First, we will investigate how the thesis of the predominance of the human species in relation to the rest of the animals is based on a supposed cognitive superiority, which would not occur in terms of degree, but of difference in nature. Second, we will investigate how this thesis is culturally constructed, even infiltrating scientific practices, separating the human species from non-human animals, adopting an excluding anthropocentric ethics derived from this cultural construction. In this work, we seek new perspectives on cognition that can lead to a more inclusive ethical vision, emphasizing that excluding ethical anthropocentrism has, mainly, the purpose of camouflaging strategies of domination. Finally, through the perspective of intersections between oppressions, we will try to show that the discourse constructed to legitimize the exploitation of non-human animals is related to mechanisms of oppression of human beings by other human beings, and we will emphasize that the ideology that is constructed around practices of violence has the purpose of trivializing them and making them invisible. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição animal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropo/androcentrismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideologia da violência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consideração moral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Animal cognition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anthropo/androcentrism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empathy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideology of violence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moral consideration | - |
| Título: dc.title | Estudos sobre a condição animal: aspectos epistemológicos e éticos | - |
| Título: dc.title | Studies on the animal condition: epistemological and ethical aspects | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: