Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalari, Rosa Maria Feiteiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLui, Bruna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/235534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235534-
Descrição: dc.descriptionA Educação Ambiental, apesar de bastante debatida e de extrema importância nos diversos setores da sociedade, enfrenta várias dificuldades para a sua implementação no ambiente escolar. Em que pesem essas dificuldades, no entanto, apresenta-se como uma possibilidade para a formação de alunos e cidadãos críticos, capazes de compreender as questões socioambientais que os cercam, realizando escolhas conscientes e questionando ativamente os modelos de produção hegemônicos atuais, responsáveis por diversos problemas ambientais e injustiças sociais. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tem como objetivo a elaboração de um estudo exploratório sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a Educação Ambiental escolar, buscando identificar os conhecimentos e as problemáticas relativas às PANCS, bem como analisar as eventuais contribuições destas para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são, de acordo com os autores Kinupp e Lorenzi (2009), plantas com grande potencial alimentício que são desconhecidas pelo grande público, substituídas por outras espécies de maior valor comercial e/ou que caíram em desuso. Apesar disso, recentemente as mesmas passaram a ser apresentadas e debatidas pela grande mídia, além de estarem presentes em feiras de agricultores locais em algumas cidades brasileiras por exemplo, possibilitando, a partir do campo da Educação Ambiental, discussões em relação ao uso de solos, a alimentação e a saúde populacional entre outras questões. Foi nesse contexto que a presente pesquisa foi realizada. Por meio do estudo realizado foi possível observar uma variedade de temáticas ambientais, culturais, econômicas e sociais relacionadas as PANCS e a existência de algumas práticas de EA desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se, ainda, a necessidade de realização de novos estudos que busquem aprofundar as reflexões relativas à contribuição das PANCs para o desenvolvimento de trabalhos com Educação Ambiental no ambiente escolar.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titlePlantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório-
Título: dc.titleUnconventional Food Plants (UFP) and environmental education: an exploratory study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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