Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalari, Rosa Maria Feiteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lui, Bruna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235534 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental, apesar de bastante debatida e de extrema importância nos diversos setores da sociedade, enfrenta várias dificuldades para a sua implementação no ambiente escolar. Em que pesem essas dificuldades, no entanto, apresenta-se como uma possibilidade para a formação de alunos e cidadãos críticos, capazes de compreender as questões socioambientais que os cercam, realizando escolhas conscientes e questionando ativamente os modelos de produção hegemônicos atuais, responsáveis por diversos problemas ambientais e injustiças sociais. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tem como objetivo a elaboração de um estudo exploratório sobre as Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a Educação Ambiental escolar, buscando identificar os conhecimentos e as problemáticas relativas às PANCS, bem como analisar as eventuais contribuições destas para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) são, de acordo com os autores Kinupp e Lorenzi (2009), plantas com grande potencial alimentício que são desconhecidas pelo grande público, substituídas por outras espécies de maior valor comercial e/ou que caíram em desuso. Apesar disso, recentemente as mesmas passaram a ser apresentadas e debatidas pela grande mídia, além de estarem presentes em feiras de agricultores locais em algumas cidades brasileiras por exemplo, possibilitando, a partir do campo da Educação Ambiental, discussões em relação ao uso de solos, a alimentação e a saúde populacional entre outras questões. Foi nesse contexto que a presente pesquisa foi realizada. Por meio do estudo realizado foi possível observar uma variedade de temáticas ambientais, culturais, econômicas e sociais relacionadas as PANCS e a existência de algumas práticas de EA desenvolvidas no ambiente escolar. Observou-se, ainda, a necessidade de realização de novos estudos que busquem aprofundar as reflexões relativas à contribuição das PANCs para o desenvolvimento de trabalhos com Educação Ambiental no ambiente escolar. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Título: dc.title | Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e educação ambiental: um estudo exploratório | - |
Título: dc.title | Unconventional Food Plants (UFP) and environmental education: an exploratory study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: