Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Winter, Othon Cabo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Raí da Silva Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235506 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho consiste em apresentar uma proposta pedagógica para o uso de materiais concretos no ensino de Geometria Analítica nos cursos de ensino superior. Para isso, serão construídas através de uma impressora 3D, modelos de superfícies quádricas. O intuito é que a partir de determinados cortes feitos por secções planas, os estudantes consigam visualizar o formato dos objetos no espaço, as superfícies cônicas que os compõem e também conseguir associá-los a sua representação analítica. Assim, tendo em vista a forma de construção dos objetos, será apresentado uma possibilidade de ensino que seja conduzida a partir das interpretações visuais que podem ser obtidas das projeções bidimensionais e tridimensionais dos modelos. A proposta consiste em apresentar formas de relacionar a expressão analítica ao material concreto, de modo que possam ser superadas as dificuldades de associação entre a visualização e a Álgebra. Além disso, todos os arquivos feitos para a construção das superfícies serão, eventualmente, organizados e disponibilizados para domínio público para poderem ser utilizados em outras impressoras 3D. | - |
Descrição: dc.description | The present study consists of presenting a pedagogical proposal for the use of concrete materials in the teaching of Analytical Geometry in college courses. For this, models of quadric surfaces will be built using a 3D printer. The aim is that from certain cuts made by flat sections, students can visualize the shape of objects in space, the conical surfaces that compose them and also be able to associate them with their analytical representation. Thus, in view of the way objects are constructed, a teaching possibility will be presented that is conducted from the visual interpretations that can be obtained from the two-dimensional and three-dimensional projections of the models. The proposal is to present ways of relating the analytical expression to the concrete material, so that the difficulties of association between visualization and algebra can be overcome. In addition, all files made for the construction of surfaces will eventually be organized and made available to the public domain to be used in other 3D printers | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Analítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superfícies Quádricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais Concretos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização 3D | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analytical Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrics Surfaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concrete Materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | 3D Visualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | 3D Printing | - |
Título: dc.title | Proposta de uso de material concreto no ensino de quádricas | - |
Título: dc.title | Proposal for the use of concrete material in teaching quadrics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: