
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mate, Alexandre Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Nanci, Ana Carolina Angrisani Fiorentino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:32:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:32:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235494 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235494 | - |
| Descrição: dc.description | No presente projeto de pesquisa a estudante investigou o campo do teatro documentário e seus processos interventivos em diferentes espaços da cidade. Partindo dos conceitos do agitprop, meetings e de fundamentos de uma pesquisa em teatro documentário, buscou apresentar alguns dos expedientes cênicos acionadores da memória, na relação com o espaço documental durante a construção e realização de intervenções artísticas. Para tal reflexão, foram revisitadas quatro intervenções artísticas de caráter documental realizadas pela Cia. Teatro Documentário em parceria com outros coletivos de teatro, desenvolvidas em diferentes espaços da cidade de São Paulo, durante o projeto A morte na vida da grande cidade em 2014, são elas: Las putas madres de la Luz junto ao Grupo Refinaria Teatral, na Estação da Luz; Cenas do Rio Pinheiros junto ao Coletivo Dolores e Companhia Antropofágica, no Rio Pinheiros; Gracias a la vida que me ha dado tanto junto ao Grupo Sobrevento, na feira Boliviana da rua Coimbra (antigo bairro industrial da Mooca); Negócios da morte junto à Brava Companhia, no cemitério da Vila Mariana, a fim de analisar a intervenção artística de caráter documental Viúvas das Lágrimas realizada com o Impacto Agasias Grupo de Teatro em Heliópolis em 2019. | - |
| Descrição: dc.description | En el presente proyecto de investigación, el estudiante investigó el campo del teatro documental y sus procesos de intervención en diferentes espacios de la ciudad. Partiendo de los conceptos de agitprop, encuentros y fundamentos de una investigación en teatro documental, se buscó presentar algunos de los expedientes escénicos que desencadenan la memoria, en la relación con el espacio documental durante la construcción y realización de intervenciones artísticas. Para esta reflexión, fueron revisadas cuatro intervenciones artísticas de carácter documental, realizadas por la Cia. Teatro Documentário en colaboración con otros colectivos teatrales, desarrolladas en diferentes espacios de la ciudad de São Paulo, durante el proyecto A morte na vida da gran ciudad en 2014, son: Las putas madres de la Luz con el Grupo Refinaria Teatral, en la Estação da Luz; Escenas de Rio Pinheiros junto al Colectivo Dolores y Companhia Antropofágica, en Rio Pinheiros; Gracias a la vida que tanto me ha dado con el Grupo Sobrevento, en la feria de Bolivia en la calle Coimbra (antiguo barrio industrial de Mooca); Negocios de la muerte con Brava Companhia, en el cementerio de Vila Mariana, con el fin de analizar la intervención artística de carácter documental Viudas de Lágrimas realizada con el Impacto Agasias Grupo de Teatro en Heliópolis en 2019. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 88887500636/2020-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação teatral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro Agitprop | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Presentación teatral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro Agitprop | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memoria colectiva | - |
| Título: dc.title | Poéticas da memória coletiva: uma práxis de teatro documentário e seus processos interventivos na cidade de São Paulo | - |
| Título: dc.title | Poéticas de la memoria colectiva: una praxis del teatro documental y sus procesos de intervención en la ciudad de São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: