
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira e Silva, Priscila de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:10:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:10:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235453 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235453 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como intuito apresentar um estudo histórico dos diferentes métodos de se encontrar a reta tangente a uma curva, passando por um ponto qualquer. Para isso, ao final deste estudo, elaboramos uma apresentação, destacando a história desse conceito, para alunos da disciplina de História da Matemática, do curso de Licenciatura da Unesp de Guaratinguetá. Posterior à apresentação, disponibilizamos um questionário a eles que poderia nos proporcionar condições de discutir, “Modos pelos quais os alunos compreendem o processo histórico da matemática, no que refere ao estudo da reta tangente?”, questão norteadora do nosso trabalho. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, em que a análise dos dados foi realizada por meio da metodologia fenomenológica. Os dados foram obtidos a partir das respostas desses alunos a um formulário elaborado no aplicativo Google Forms. O movimento de análise nos conduziu à constituição de duas categorias: uma que destaca que os alunos compreendem esse processo histórico a partir da construção do conceito matemático; e outra que aponta essa compreensão a partir de uma evolução do conceito matemático. Entendemos que os alunos expressam argumentos de que os processos de descoberta e de desenvolvimento se constituem como caminhos importantes para a compreensão de um conceito matemático | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this work was to present a historical study of the different methods of finding the tangent line to a curve through any point. To this end, at the end of this study, we prepared a presentation, highlighting the history of this concept, for students of the History of Mathematics course, at the Unesp (São Paulo State University) in Guaratinguetá. After the presentation, we made a questionnaire available to them that could provide us with conditions to discuss, "Ways in which students understand the historical process of mathematics, regarding the study of the tangent line?", guiding question of our work. This research is characterized as qualitative, developed from a case study, in which data analysis was performed through phenomenological methodology. The data were obtained from the answers of these students to a form prepared in the Google Forms application. The analysis movement led us to the constitution of two categories: one that highlights that students understand this historical process from the construction of the mathematical concept; and another that points this understanding from an evolution of the mathematical concept. We understand that students express arguments that the processes of discovery and development are important paths to understanding a mathematical concept | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reta tangente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção do conceito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução do conceito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tangent line | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construction of the concept | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolution of the concept | - |
| Título: dc.title | Métodos para encontrar retas tangentes ao longo da história | - |
| Título: dc.title | Methods for finding tangent lines throughout history | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: