
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barreiro, Luiz Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barracco, Angelica Cassoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:02:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:02:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235231 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235231 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como intuito discutir o Ensino de Física de Partículas na Educação Básica com construção de sequências didáticas a partir da combinação de recursos didáticos alternativos. O foco do estudo foi a importância do ensino de Física de Partículas Elementares desde os anos iniciais até os anos finais da Educação Básica e como fazê-lo. Para isso analisou-se a viabilidade pedagógica, explicou-se as possíveis utilizações e a importância de recursos didáticos: jogos, experimentos, mapas conceituais, audiovisual e literatura. Como todos são viáveis, as combinações foram escolhidas a partir da pertinência para cada faixa etária. Assim, as sequências didáticas de cada etapa foram apresentadas detalhadamente bem como a metodologia escolhida para cada recurso: Quarkle!+; Disco de Newton de LED’s; Câmara de nuvens; mapas conceituais tanto para definir os conhecimentos prévios e provocar discussões como para avaliar se houve aprendizagem significativa; vídeos para motivar e ilustrar conceitos; e leitura de artigos de divulgação científica. Por fim, conclui-se com a apresentação de ideias a serem realizadas em um futuro próximo. | - |
| Descrição: dc.description | This monography aims to discuss the teaching of particle physics in elementary school, creating teaching sequences from the combination of alternative educational resources. The focus of the study was the importance of teaching elementary particle physics from the beginning to the end of the basic education and how to do it. For this reason, we analyze the pedagogical viability, explain the possible uses and the importance of educational resources: games, experiments, concept maps, audiovisuals and literature. As all are possible, the combinations were chosen based on the relevance of each age group. Therefore, the teaching sequences of each step were presented in detail, as well as the methodology chosen for each resource: Quarkle! +; Newton LED disc; Cloud room; concept maps to define prior knowledge and stimulate discussion and to assess whether there has been significant video learning to motivate and illustrate concepts; and the Reading of popular science articles. Finally, it ends with the presentation of ideas to be implemented in the near future. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quarks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo padrão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Standard model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching resources | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
| Título: dc.title | Ensino de física de partículas na Educação Básica | - |
| Título: dc.title | Teaching particle physics in Basic Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: