
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Storolli, Wania Mara Agostini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Gisele Cristine Lavalle | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:50:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:50:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/235188 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/235188 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga a relação entre vazio e voz em um processo de criação artística denominado ato!. Partindo do conceito de vazio, segundo a filosofia taoista, e considerando a natureza relacional e corpórea da voz, o estudo segue por alguns desdobramentos como a noção de espaço, sopro, silêncio e acaso. Compreende também uma experimentação prática, trazendo propostas de ações em um roteiro original, criado ao longo da pesquisa. O trabalho é construído segundo os três ciclos que marcam a prática do ato!: o esvaziamento, a experimentação e a composição; além de guiarem a pesquisa, eles inspiram a divisão dos capítulos. Cada texto prioriza um fundamento e apresenta abordagens e referências artísticas sobre o tema, em diálogo com autores e artistas, tais como Wu Jyh Cherng (1958 - 2004), John Cage (1912-1992), Murray Schafer (1933-2021), Adriana Cavarero (1947), Paul Zumthor (1915-1995), Antonin Artaud (1896-1948) e Meredith Monk (1942). O primeiro ciclo se desenvolve através das temáticas de espaço, respiração, sopro, meditação, chi kun, escuta e silêncio. No segundo ciclo são abordados o movimento criativo pelo espaço, a experimentação vocal, o acaso e a pausa como elementos de composição. O terceiro ciclo traz uma proposta para a criação do programa artístico, trata da poética da natureza e do espaço vazio e finaliza com a ação em si, considerando a voz que canta através do vazio, a partir do conceito de wu-wei. Entre o vazio, a voz e a criação de uma ação artística, apresentam-se propostas práticas e teóricas que, combinadas, se configuram em um caminho de aberturas para a manifestação da pluralidade vocal. | - |
| Descrição: dc.description | This research investigates the relationship between emptiness and voice in a process of artistic creation called act!. Starting from the concept of emptiness, according to taoist philosophy, and considering the relational and corporeal nature of the voice, the study follows some developments such as the notion of space, breath, silence and chance. It also comprises a practical experimentation, bringing action proposals in an original script, created during the research. The work is constructed according to the three cycles that mark the practice of the act!: emptying, experimentation and composition; beyond guiding the research, they inspire the division of chapters. Each text prioritizes a principle and presents approaches and artistic references on the subject, in dialogue with authors and artists, such as Wu Jyh Cherng (1958 - 2004), John Cage (1912-1992), Murray Schafer (1933-2021), Adriana Cavarero (1947), Paul Zumthor (1915-1995), Antonin Artaud (1896-1948) and Meredith Monk (1942). The first cycle develops through the themes of space, breathing, breath, meditation, chi kun, listening and silence. In the second cycle, creative movement through space, vocal experimentation, chance and pause are approached as elements of composition. The third cycle brings a proposal for the creation of the artistic program, it deals with the poetics of nature and empty space and ends with the action itself, considering the voice that sings through the emptiness, based on the concept of wu-wei. Between the emptiness, the voice and the creation of an artistic action, practical and theoretical proposals are presented, which combined configure a path of openings for the manifestation of vocal plurality. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercícios respiratórios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tao | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Process of creation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Breathing | - |
| Título: dc.title | ato! : do vazio à voz, um caminho de criação | - |
| Título: dc.title | act! : from the emptiness to the voice, a path of creation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: