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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, José Francisco Resende da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sá, Sarah Miguele de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:14:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:14:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234981 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, o setor de transporte, ganhou mais importância no consumo final de energia do Brasil. Os transportes coletivos, de cargas e veículos de transporte individual são os principais responsáveis por esse consumo que, apesar de ser majoritariamento composto por combustíveis derivados do petróleo e da biomassa, também envolve tecnologias movidas a eletricidade, como os transportes metroviários. Além da energia elétrica ser maciçamente empregada como força motriz para mover os trens nos trilhos, também é utilizada para a iluminação e outras finalidades envolvendo os empreendimentos localizados dentro das estações. Portanto, esse recurso representa um dos maiores gastos que as empresas devem arcar. Diante disso, as companhias metroviárias buscam constantemente por novas alternativas que possibilitem reduzir os custos envolvendo o uso da eletricidade nos metrôs, como a migração das unidades consumidoras (UC), que compõem a empresa, do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Através das operações no ACL é possível que o cosumidor negocie livremente as condições de suprimento de energia, assegurando o atendimento às necessidades atuais e futuras de seus negócios. Assim, com a mudança de modelo de mercado, surgem benefícios econômicos ao grupo empresarial. Entretanto, como companhias metroviárias possuem diversas estações que, dependendo da localização geográfica apresentam diferentes estruturas e movimento de passageiros, o perfil de consumo de cada UCs pode variar significativamente. Desta forma, torna-se necessário realizar a gestão energética de cada unidade separadamente para identificar a melhor estratégia dentro do ACL que possibilite a maior economia possível ao grupo empresarial todo. Portanto, reconhecendo a dependência por eletricidade em metrôs e a importância que sistemas de transportes desse tipo possuem em aspectos sociais e ambientais, o presente trabalho simula o processo de migração de 15 estações fictícias participantes de uma companhia metroviária. A partir desta simulação, é feita a análise de viabilidade do primeiro mês das unidades no ACL, pelos aspectos econômicos e operacionais. De modo que, os resultados projetaram diferentes cenários de contratação, sendo possível identificar economia em comparação aos custos no mercado cativo. | - |
Descrição: dc.description | Lately, the transport sector has gained more importance in Brazil’s final energy consumption. Although this consumption is mostly composed of fuels derived from petroleum and biomass, it also involves technologies powered by electricity, such as subway transport. Electric energy is massively employed to move trains on the tracks and is also used forother purposes involving stores located at stations, such as lighting. Therefore, this resource represents one of the most significant expenses that companies must bear. Thus, subway companies are constantly looking for new alternatives that make it possible to reduce costs involving the use of electricity at stations, such as the migration of consumer units from the Regulated Contracting Environment (RCE) to the Free Contracting Environment (FCE). Through FCE operations, it is possible for the consumer to freely negotiate the conditions of energy supply. In this way, with the change in the market model, economic benefits arise for the business group. However, as subway companies have several stations that, depending on the geographic location, present different structures and passenger movement, the consumption profile of each consumer unit can vary significantly. In this way, it is necessary to provide the energy management of each unit separately to identify the best strategy within the FCE that allows the greatest possible savings for the entire business group. Therefore, recognizing the dependence on electricity in subways and the importance that transport systems of this type have in social and environmental aspects, the present work simulates the migration process of 15 fictitious stations of a subway company. Then, from the results of the simulation, the feasibility of the project is analyzed considering the first month of the units operating in FCE, considering the economic and operational aspects. The results projected different contracting scenarios, making it possible to identify savings compared to costs in the captive market. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de eletricidade Tarifas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livre iniciativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metrô | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política energética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric power consumption | - |
Título: dc.title | Simulação e análise da migração de uma companhia metroviária do mercado cativo para o mercado livre de energia elétrica | - |
Título: dc.title | Simulation and analysis of the migration of a subway company from the captive market to the free electricity market | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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