Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Marcelo Sampaio | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Cléber Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Caroline Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234903 | - |
Descrição: dc.description | The constant increase in competitiveness among companies in the aeronautical sector demands that the industry reinvent itself and is always looking for new options to make its product more attractive. In this sector, each kilogram removed from the final product turns into an increase in efficiency and performance gain, which turns into an increase in operating profit. That is why weight reduction is a constant goal in aviation. As a tool to achieve this goal, the use of topological analysis during product design has great potential. This paper proposes the comparison between the static analysis in rupture of a rib, of typical use in wings, before and after the topological analysis, made through a finite element model using the OptiStruct software. The results obtained from stress distribution and maximum displacement are presented and commented, as well as the points of attention when using this approach | - |
Descrição: dc.description | O constante aumento da competitividade entre as empresas do setor aeronáutico demanda que a indústria se reinvente e esteja sempre buscando novas opções para tornar seu produto mais atrativo. Neste setor, cada quilograma removido do produto final se traduz em aumento de eficiência e ganho de performance, que por sua vez se traduz em aumento do lucro operacional. Por isso a redução de peso é um objetivo constante na aviação. Como ferramenta para alcançar esse objetivo, a utilização da análise topológica durante o projeto do produto possui grande potencial. Esse trabalho propõe o comparativo entre as análises estática em ruptura de uma nervura, de utilização típica em asas, antes e depois da análise topológica, feita através de um modelo de elementos finitos utilizando o software OptiStruct. Os resultados obtidos de distribuição de tensão e deslocamento máximo são apresentados e comentados, bem como os pontos de atenção ao utilizar essa abordagem | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Topological analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Save weight | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronautical rib | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise topológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redução de peso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nervura aeronáutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização – Sistemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria aeroespacial | - |
Título: dc.title | Otimização topológica em estruturas aeronáuticas típicas: um estudo de redução de peso em nervuras | - |
Título: dc.title | Topological optimization in typical aeronautical structures: a study of weight reduction in ribs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: