Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Belluzzo, Regina Célia Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Juliana Gabriela Spadoto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234816 | - |
Descrição: dc.description | No atual contexto do ensino superior, a atividade de produção de conteúdo didático para suporte em mídias digitais ganha destaque e exige do professor conteudista competência em informação e midiática. A capacidade de escrita dialógica é uma delas, uma vez que tal material é um dos recursos de mediação no processo de ensino-aprendizagem on-line, e que, para ser utilizado na modalidade a distância, deve apresentar características diferentes daquelas apresentadas na modalidade presencial, que se referem ao espaço de diálogo criado e aos recursos midiáticos utilizados para estabelecer essa conversa. Assim, o objetivo da presente dissertação é, por meio de considerações levantadas em revisão de literatura, pesquisa documental e exemplos práticos, identificar teoricamente a presença dos indicadores de competência em informação e midiática nas atividades que o conteudista desenvolve, em especial quanto ao domínio do acesso e uso da informação e dos recursos tecnológicos e midiáticos no que tange à escrita dialógica instrucional no ensino on-line, entendida como um diálogo didático simulado que se dá por meio multimidiático. A contribuição final deste estudo apresenta diretrizes norteadoras na forma de matriz modular, que permeia as dimensões programática, estrutural e textual, a fim de que auxiliem o professor conteudista e outros interessados a integrar linguagem e suporte a favor da escrita dialógica na produção de conteúdo para cursos on-line. PALAVRAS-CHAVE: Professor conteudista. Ensino superior. Ensino a distância. Competência em Informação e Midiática. | - |
Descrição: dc.description | In the current context of higher education, the activity of developing textbook content to be supported on digital media is highlighted, and it requires media and information literacy from the content writer. The dialogic writing ability is one of them, since this material is one of the mediation tools to the e-learning process, and thus it has to present different features from those on in-class teaching, which refer to the dialogue space created and the media resources used to establish this conversation. In this manner, the present work is aimed, by conducting literature review, document research, and real textbook examples, to theoretically identify information competences required by the content writer in order to master the access and use of technology and media resources, including instruction dialogic writing, in network education, herein understood as a simulated didactic dialogue engaged in multimedia environments. It is expected that this study provides a guide structured in modules that attends the programmatic, structural and textual dimensions to help the content professor to integrate language and support in favor of dialogical writing in the production of e-learning textbook content. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor conteudista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em Informação e Midiática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência midiatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Content writer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and media literacy | - |
Título: dc.title | Produção de conteúdo didático para cursos on-line sob o viés dos indicadores de competência em informação e midiática: uma proposta de matriz modular | - |
Título: dc.title | Production of textbook content for on-line programs under information and media literacy indicators: proposition for a guide in modules | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: