Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Katayama, Lucas Yudi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:41:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:41:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234804 | - |
Descrição: dc.description | A consolidação do sistema de produção capitalista culminou em disputas de territórios pelas empresas transnacionais para a produção e venda em nível global. A implementação da agricultura moderna a fim de atender à demanda do mercado internacional gerou grandes impactos ambientais e sociais, como a perda da fertilidade do solo, perda da biodiversidade, erosão e assoreamento de rios, contaminação do lençol freático, desemprego e perda de terra da população de baixa renda residente na zona rural, entre outros impactos. Os profissionais agropecuários possuem uma enorme responsabilidade no tocante à questão ambiental, uma vez que o seu local de trabalho é em meio natural. Este trabalho analisou teses de mestrado disponíveis no Banco de dados do projeto EArte que investigaram a inserção da Educação Ambiental Crítica no currículo de cursos de formação de técnicos agropecuários, o posicionamento das instituições, uma vez que para esta profissão que chega ao ápice da relação sociedade-natureza, o ensino necessita perpassar apenas a transmissão de conhecimento, mas envolvendo uma nova visão de ética na relação com o meio natural, afim de ir ao encontro dos objetivos de um desenvolvimento sustentável. | - |
Descrição: dc.description | The consolidation of the capitalist production system culminated in territorial disputes by transnational corporations for global production and sale. The implementation of modern agriculture to meet international market demand has generated major environmental and social impacts such as loss of soil fertility, loss of biodiversity, erosion and siltation of rivers, contamination of the water table, unemployment and loss of land. low-income population living in rural areas, among other impacts. Farmers have a huge responsibility when it comes to environmental issues, as their workplace is in the natural environment. This work analyzed master's theses available in the EArte Project Database that investigated the insertion of Critical Environmental Education in the curriculum of agricultural technician training courses, the positioning of the institutions, since for this profession that reaches the apex of the society-nature relationship. Naturally, teaching needs only to pass through the transmission of knowledge, but involving a new vision of ethics in relation to the natural environment, in order to meet the goals of sustainable development. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnico agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enviromental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultural technician | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Título: dc.title | Estudos sobre a inserção da educação ambiental no currículo de formação do técnico agrícola | - |
Título: dc.title | Studies on the insertion of environmental education in the agricultural technician training curriculum | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: