
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Claudete de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Debora Gabriela Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:38:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:38:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234790 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234790 | - |
| Descrição: dc.description | O seguinte trabalho de crítica literária aborda a individualidade de garotos negros como protagonistas nos dois livros de literatura infantil, Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser (2019) por Lázaro Ramos Foi ele que escreveu a ventania (2017) por Rosana Rios. Fundalmente, será utilizado a teoria de análise literária de Nelly Novaes Coelho para literatura infantil, e os estudos de Luiz Fernando França e Luciana Araujo Figueiredo sobre as representações da personagem negra dentro da literatura infantil brasileira, criando um dialogo sobre como a criança racializada participa do texto. Partindo do pressuposto que a literatura infantil é um direito imprescindível para a formação de crianças como leitoras e pensadoras criticas, baseado pelas colocações de Antonio Candido, será feito uma análise critica literária de ambos os livros individualmente, enfatizando as construções dos seus protagonistas, para se chegar à uma análise comparativa levantando questões tanto literárias e artísticas quanto etnicorraciais. | - |
| Descrição: dc.description | The following work of literary criticism addresses the individuality of black boys as protagonists in the two books of children's literature, Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser (2019) by Lázaro Ramos and Foi ele que escreveu a ventania (2017) by Rosana Rios. Essentially, it will be used the Nelly Novaes Coelho's theory of literary analysis for children's literature, and the studies of Luiz Fernando França and Luciana Araujo Figueiredo about the representations of black characters within Brazilian children's literature, creating a dialogue about how the racialized child participates in the text. Starting from the assumption that children's literature is an indispensable right to the formation of children as readers and critical thinkers, based on Antonio Candido's statements, a literary critical analysis will be made of both books individually, emphasizing the constructions of their protagonists, to arrive at a comparative analysis raising both literary, artistic and ethno-racial questions | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children’s literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Black characters | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literary analysis | - |
| Título: dc.title | A individualidade de meninos negros em Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser e Foi ele que nomeou a ventania. | - |
| Título: dc.title | The individuality of black boys in Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser and Foi ele que nomeou a ventania. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: