
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Cristiane Nespoli de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Valdirene Gross | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:51:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:51:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234741 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234741 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Matemática da rede estadual paulista de ensino, das diretorias de Assis e Presidente Prudente, durante o ano letivo de 2020, quando devido a pandemia de Covid-19, houve a interrupção das aulas presenciais nas instituições de ensino, sendo emergencialmente adotadas aulas remotas. Foram analisadas as respostas de 33 professores a um questionário sobre as tecnologias educacionais utilizadas, sobre eventuais cursos de aprimoramento realizados e aqueles ofertados pela rede de ensino, as dificuldades encontradas e a perspectiva de incorporação das práticas adotadas quando do retorno presencial. Além disso, buscou-se correlacionar as atividades desenvolvidas pelos professores com sua participação em programas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Verificou-se que os programas da OBMEP contribuíram para a adoção de práticas didáticas bem-sucedidas. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to investigate the pedagogical practices adopted by Mathematics teachers from the São Paulo state education network, from Assis and Presidente Prudente, during the 2020 school year, when due to the Covid-19 pandemic, classes were interrupted, face-to-face in educational institutions, with remote classes being adopted as a matter of urgency. The answers of 33 professors to a questionnaire about the educational technologies used, about possible improvement courses held and those offered by the school system, the difficulties encountered and the perspective of incorporating the adopted practices during the face-to-face return, were analyzed. In addition, a possible correlation between the activities developed by teachers and their participation in programs of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools – OBMEP was investigated. It was possible to conclude that the OBMEP programs have contributed to the adoption of successful teaching practices. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | OBMEP | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teacher | - |
| Título: dc.title | Práticas pedagógicas adotadas pelos professores de matemática da rede estadual de ensino de Assis e Presidente Prudente | - |
| Título: dc.title | Pedagogical practices adopted by mathematics teachers from of the state education network of Assis e Presidente Prudente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: