Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Rosângela de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Durante, Thamires Cristina Vasques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:08:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:08:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234697 | - |
Descrição: dc.description | Durante muitos anos as mulheres sofreram uma marginalização em nível nacional e internacional dentro do militarismo e das relações de poder entre gênero. A perpetuação dos modelos sociais derivados de estereótipos de gênero também se incorporou nos estudos da Segurança Internacional. Foi somente com o encerramento da Guerra Fria e com o surgimento de novas correntes teóricas que os estudos do gênero tomaram força, permitindo a análise dos processos de paz como ferramenta de superação das violências estruturais e construção da paz. A presente dissertação tem como objetivo analisar os progressos e desafios enfrentados pelas mulheres nos processos de resolução de conflitos, enquanto militares no peacekeeping, peacemaking e peacebuilding. Também foi explorada a lógica da Resolução 1325 da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança como instrumento de análise crítica sob o questionamento dos aspectos conceituais e discursivos, para compreender seu papel como instrumento político e seus efeitos na participação das mulheres como protagonistas na construção da paz e da segurança. Apresentando um estudo de caso da Libéria, país do continente africano estruturalmente construído por uma evolução epistemológica de negligência, instabilidades e múltiplas violências, onde a atuação feminina é destacada pela influência e participação nos processos de construção e reconstrução da paz, especialmente como peacebuilders. | - |
Descrição: dc.description | For many years women have been marginalized at the national and international levels within militarism and gender power relations. The perpetuation of social models derived from gender stereotypes was also incorporated in the studies of International Security. It was only with the end of the Cold War and the emergence of new theoretical currents that gender studies gained strength, allowing the analysis of peace processes as a tool for overcoming structural violence and building peace. This dissertation aims to analyze the progress and challenges faced by women in conflict resolution processes, as soldiers in peacekeeping, peacemaking and peacebuilding. The logic of UN Resolution 1325 on Women, Peace and Security was also explored as an instrument of critical analysis under the questioning of conceptual and discursive aspects, to understand its role as a political instrument and its effects on the participation of women as protagonists in the construction of peace. and security. Presenting a case study of Liberia, a country on the African continent structurally built by an epistemological evolution of negligence, instabilities and multiple violence, where the female role is highlighted by the influence and participation in the processes of peacebuilding and reconstruction, especially as peacebuilders. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos internacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de paz | - |
Palavras-chave: dc.subject | International conflicts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Woman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peace process | - |
Título: dc.title | A atuação das mulheres nos processos de paz: a incorporação da Resolução 1325 na Libéria (1989-2003) | - |
Título: dc.title | The performance of women in peace processes: incorporation of Resolution 1325 in Liberia (1989-2003) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: