Análise de vídeos do YouTube como ferramenta para o ensino de esportes de rede

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorImpolcetto, Fernanda Moreto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSouza, Maria Beatriz Carneiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/234615-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234615-
Descrição: dc.descriptionA Educação Física Escolar foi influenciada por várias concepções até chegar ao que se conhece hoje. Uma dessas concepções é o chamado modelo esportivista, o qual possui como foco de ensino a técnica, ou fundamentos dos esportes, sendo considerado uma abordagem tradicional. E a outra é a Pedagogia do Esporte, dando outra ênfase para o ensino dos esportes, focando na dimensão tática. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento nacional para a educação mais precisamente a área da educação física, que define o ensino dos esportes pela lógica interna da modalidade, visando trabalhar justamente o entendimento dos mesmos. Esse trabalho abordará os esportes de rede, que compreendem modalidades conhecidas como o voleibol, tênis, tênis de mesa, badminton, entre outras. Observa-se a existência de uma lacuna entre o documento e a atuação do professor. A falta de conhecimento do mesmo sobre esses assuntos e a falta de políticas públicas que visam oferecer ao professor uma formação continuada dificultam o processo de mudança de ensino e, devido a isso, uma alternativa para solucionar a problemática seria a busca por fontes de consulta para auxiliar no planejamento de aulas visando atingir os objetivos propostos pelo documento. Assim, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pode vir a ser uma maneira de facilitar esse processo. A partir da problemática apresentada define-se o objetivo de analisar e elaborar propostas de atividades a partir de alguns vídeos selecionados sobre o ensino dos esportes de rede disponibilizados na internet, mais precisamente na plataforma YouTube. A metodologia, de natureza qualitativa descritiva, foi dividida em duas partes sendo a primeira fazer um levantamento e análise de vídeos referentes aos últimos anos (2010-2018); e a segunda, classificar os vídeos de acordo com o esporte e as abordagens de ensino, depois elaborar propostas de atividades em formato de um plano de aula. O resultado obtido foi um total de 42 vídeos que foram analisados e classificados de acordo com o seu conteúdo em abordagem tradicional e nova abordagem pedagógica, para que depois pudessem ser feitas sugestões de atividades dentro de cada uma das modalidades escolhidas para este trabalho. Ao final, foi possível identificar que a plataforma YouTube pode vir a ser uma ótima opção de ferramenta pedagógica a ponto de auxiliar o professor em seus planejamentos inovando em suas aulas, para que assim possam romper com os paradigmas do ensino tradicional.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte de rede-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Título: dc.titleAnálise de vídeos do YouTube como ferramenta para o ensino de esportes de rede-
Título: dc.titleAnalysis of YouTube videos as a tool for teaching network sports-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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