Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Impolcetto, Fernanda Moreto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Maria Beatriz Carneiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:24:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:24:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234615 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Física Escolar foi influenciada por várias concepções até chegar ao que se conhece hoje. Uma dessas concepções é o chamado modelo esportivista, o qual possui como foco de ensino a técnica, ou fundamentos dos esportes, sendo considerado uma abordagem tradicional. E a outra é a Pedagogia do Esporte, dando outra ênfase para o ensino dos esportes, focando na dimensão tática. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento nacional para a educação mais precisamente a área da educação física, que define o ensino dos esportes pela lógica interna da modalidade, visando trabalhar justamente o entendimento dos mesmos. Esse trabalho abordará os esportes de rede, que compreendem modalidades conhecidas como o voleibol, tênis, tênis de mesa, badminton, entre outras. Observa-se a existência de uma lacuna entre o documento e a atuação do professor. A falta de conhecimento do mesmo sobre esses assuntos e a falta de políticas públicas que visam oferecer ao professor uma formação continuada dificultam o processo de mudança de ensino e, devido a isso, uma alternativa para solucionar a problemática seria a busca por fontes de consulta para auxiliar no planejamento de aulas visando atingir os objetivos propostos pelo documento. Assim, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pode vir a ser uma maneira de facilitar esse processo. A partir da problemática apresentada define-se o objetivo de analisar e elaborar propostas de atividades a partir de alguns vídeos selecionados sobre o ensino dos esportes de rede disponibilizados na internet, mais precisamente na plataforma YouTube. A metodologia, de natureza qualitativa descritiva, foi dividida em duas partes sendo a primeira fazer um levantamento e análise de vídeos referentes aos últimos anos (2010-2018); e a segunda, classificar os vídeos de acordo com o esporte e as abordagens de ensino, depois elaborar propostas de atividades em formato de um plano de aula. O resultado obtido foi um total de 42 vídeos que foram analisados e classificados de acordo com o seu conteúdo em abordagem tradicional e nova abordagem pedagógica, para que depois pudessem ser feitas sugestões de atividades dentro de cada uma das modalidades escolhidas para este trabalho. Ao final, foi possível identificar que a plataforma YouTube pode vir a ser uma ótima opção de ferramenta pedagógica a ponto de auxiliar o professor em seus planejamentos inovando em suas aulas, para que assim possam romper com os paradigmas do ensino tradicional. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte de rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
Título: dc.title | Análise de vídeos do YouTube como ferramenta para o ensino de esportes de rede | - |
Título: dc.title | Analysis of YouTube videos as a tool for teaching network sports | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: