
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Afonso Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lemos Filho, Joacks de Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Villa, Diego | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:11:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:11:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234584 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234584 | - |
| Descrição: dc.description | A competitividade no mundo dos jogos eletrônicos foi e é um elemento em ascensão, com isso a esportivização dos e-sports gerou um mercado lucrativo em contínua expansão, mudando a maneira de se fazer os jogos, com o incremento de jogadores e competitividade entre eles. Por ser algo em recente ascensão, há a necessidade de estudos que apliquem a psicologia do esporte nesse novo ambiente. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a competitividade e os aspectos psicológicos no cenário dos esportes eletrônicos. Assim sendo, foi utilizado 5 artigos que foram publicados no período 2014 a 2019, sendo 3 pesquisas sobre fatores ligados a competitividade e 2 ligados aos aspectos psicológicos. Através da metodologia de revisão a bibliográfica pretende-se estudar como a psicologia do esporte pode e deve ser aplica nesse meio competitivo. A partir das pesquisas se identificou que fatores como público, institucionalização e mídia podem aumentar a competitividade no cenário de e-sports. Entretanto com a profissionalização de jogadores, surgem muitas pressões e estresse no ambiente de treinamento dos pro-players, dando espaço para atuação da psicologia do esporte atuar com esse público, tornando o ambiente menos nocivos a suade desse ciberatletas. A partir das pesquisas sobre os aspectos psicológicos no mundo dos jogos eletrônicos, foi possível entender que um provável desgaste mental se dá a personalidade do pro-player e como ele lida com o ambiente. | - |
| Descrição: dc.description | The competitiveness in the electronic game world is a rising element. Because of that, the sporstsmanship of e-sports create a lucrative market in an on going expansion, changing the way of making games, with the increase of players and competitiveness between them. Because of this recently rising, there is a need of studies that apply the sports psychology in this new environment. In this way, the objective of this research consist in analyze the competitiveness and the psychological aspects in the electronics games scenario. Therefore, was used five papers published in the period of 2014 to 2019, being 3 of then about factors connected with the competitiveness and 2 about psychological aspects. Through the methodology of bibliographical research, were aimed to study how the sports psychology can and should be applied in this competitive environment. From the researches, was identified that factors as public, institutionalization and the media can increase the competitiveness in games scenario. Meantime with the professionalization of players, pressures and stress emerge in the training environment of pro-players, giving space to the sports psychology to act with this public, turning the environment less harmful to the health of this cyber athletics. From the research about the psychological aspects in the electronic games world, it was possible to understand that a probably mind distress happens because of the pro-player personality and how the player deals with the environment. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do esporte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competitividade e-sports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competitividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | E-sports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | S-sports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competitiveness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sport psychology | - |
| Título: dc.title | Estudo da competitividade em e-sports e a aplicação da psicologia do esporte | - |
| Título: dc.title | Study of competitiveness in e-sports and the application of sport psychology | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: