Validação de um protocolo na versão digital para a avaliação da acessibilidade de escolas de ensino fundamental I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorManzini, Eduardo José [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Ricardo Augusto Lins do-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorPetrucelli, Letícia Barboza [UNESP]-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:56:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:56:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/234526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234526-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo validar a versão digital, em três rotas, do instrumento impresso em papel denominado “Protocolo para Avaliação da Acessibilidade Física em Escolas de Ensino Fundamental I: um guia para gestores e educadores”. A versão impressa foi pensada e criada para ser uma ferramenta para que as pessoas que não pertencem às áreas da arquitetura e da engenharia possam, com autonomia, identificar e solicitar mudanças para as melhorias da acessibilidade física das escolas. Trata-se de uma pesquisa de tipo metodológica, que visa desenvolver instrumentos destinados à avaliação ou protocolos de observação e registro de variáveis específicas. A versão digital foi pensada em formato de website, feita por um pesquisador da área da Ciência da Computação; foi desenvolvida com base na versão impressa, apresentando, então, a mesma estrutura. As fases do desenvolvimento foram: 1) escolha da plataforma; 2) desenvolvimento e implementação do website: 3) estrutura do website, 4) validação do cadastro pessoal e das escolas; 5) alterações e correções de alguns itens das rotas; 6) validação ortográfica; 7) atualização das imagens; 8) implementação dos algoritmos de automatização dos cálculos; 9) avaliação da validade e fidedignidade do protocolo digital. As análises comprovaram a validade e a fidedignidade à versão impressa. Como resultado obtido, a nova ferramenta conta com automatizações advindas da estruturação de um banco de dados; as vantagens presentes são as médias de pontuação geradas pelo servidor, o preenchimento automático de lacunas e a maior facilidade e autonomia no uso da ferramenta. Os dados a serem preenchidos por outros pesquisadores que usarem o protocolo digital ficarão armazenados no banco de dados e trarão vantagens para o desenvolvimento de futuras pesquisas.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to validate three routes, in digital version, of the instrument printed on paper called “Protocol for the Assessment of Physical Accessibility in Elementary Schools I: a guide for managers and educators”. The printed version was designed and created to be a tool for people who are not in the field of architecture or engineering to be able, with autonomy, to identify and request changes to improve the physical accessibility of schools. It is a methodological type of research, which has as its final objective the development of a product. The digital version was designed in website format, made by a researcher in the field of Computer Science field of Computer Science; was developed based on the printed version, so it has the same structure. The stages of development were: 1) choice of the platform; 2) development and implementation of the website; 3) structure of the website; 4) validation of the personal and school register; 5) changes and corrections of some items of the routes; 6) validation orthographic; 7) image update; 8) implementation of calculation automation algorithms; 9) evaluation of the validity and reliability of the digital protocol. The analyzes proved the validity and reliability of the printed version. As a result, the new tool has automation arising from the structuring of a database, and the present advantages are the average scores generated by the server, automatic filling of gaps and greater ease and autonomy in the use of the tool. The data filled in by other researchers using the digital protocol will be stored in the database and will bring advantages for the development of future research.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Direitos: dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectValidação de um instrumento-
Palavras-chave: dc.subjectProtocolo digital-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectDigital protocol-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Título: dc.titleValidação de um protocolo na versão digital para a avaliação da acessibilidade de escolas de ensino fundamental I-
Título: dc.titleValidation of a protocol in the digital version for evaluation accessibility of elementary schools I-
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