Concepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInforsato, Edson do Carmo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Jober Chacon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/234512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234512-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e as propostas pedagógicas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, por meio da apreciação das propostas de tais concepções. Além disso, pretende identificar aspectos basilares e evidenciar a finalidade da educação apontada por tais concepções pedagógicas. Com o intento de atingir os objetivos propostos, o trabalho foi elaborado em formato de ensaio. O material utilizado é composto por trabalhos de autores de ambos os períodos analisados, em publicações periódicas, artigos científicos, e livros ligados à temática. Os pontos relevantes de cada obra foram organizados e suas citações sistematizadas, analisadas e categorizadas. Os resultados obtidos demostram que, outrora, a educação era o meio utilizado para se chegar à sabedoria. Demonstram ainda que, na atualidade, há na educação uma grande preocupação formal e uma substituição dos conteúdos, ao ponto de sua finalidade residir agora no aprendizado da vida em sociedade e na preparação para o mercado de trabalho. Tais resultados podem levar a um novo interesse nos conteúdos e na finalidade proposta pelas concepções pedagógicas de Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino e, consequentemente, a uma valorização real da educação.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze the pedagogical proposals of Augustine of Hippo and Thomas Aquinas and the pedagogical proposals of Paulo Freire and Dermeval Saviani, through the appreciation of the proposals of such conceptions. Furthermore, it intends to identify basic aspects and highlight the purpose of education indicated by such pedagogical conceptions. To achieve the proposed objectives, the work was prepared in an essay format. The material used is composed of works by authors from both periods analyzed, in periodicals, scientific articles, and books related to the theme. The relevant points of each work were organized, and their citations systematized, analyzed and categorized. The results obtained show that, in the past, education was the means used to reach wisdom. They also demonstrate that, at present, there is a great formal concern in education and a substitution of contents, to the point that its purpose now resides in learning about life in society and preparing for the job market. Such results can lead to a new interest in the content and purpose proposed by the pedagogical concepts of Augustine of Hippo and Thomas Aquinas and, consequently, to a real appreciation of education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectFinalidade da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSabedoria-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical conceptions-
Palavras-chave: dc.subjectPurpose of Education-
Palavras-chave: dc.subjectWisdom-
Título: dc.titleConcepções pedagógicas: uma comparação entre as propostas de Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Paulo Freire e Dermeval Saviani-
Título: dc.titlePedagogical Conceptions: a comparison between the proposals of Augustine of Hippo, Thomas Aquinas, Paulo Freire and Dermeval Saviani-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.