Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CETAC.MEDIA | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad de Zaragoza | - |
Autor(es): dc.creator | Terra, Ana Lucia | - |
Autor(es): dc.creator | Fujita, Mariângela Spotti Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Del Carmen Agustín Lacruz, Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:11:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:11:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5771/0943-7444-2016-4-279 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234500 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234500 | - |
Descrição: dc.description | Research data on indexing policies in Brazilian and Portuguese school libraries are presented and discussed. Legal and organizational contexts regarding these types of libraries are briefly described. The collection of empirical data was obtained by means of an inquiry that resulted in 150 questionnaires from Brazil and 406 from Portugal. Based on these samples, a generic identification of school libraries was carried out in terms of teaching levels and institutional/geographical integration. The existence of a catalog in the libraries was also determined. The use of the two main kinds of indexing languages (classification systems and verbal indexing languages) were identified as well as the existence of manuals designed to guide indexing procedures. References are made to aspects related to the specificity and the number of terms/subjects selected for each document and the use of indexing norms by comparing both Brazilian and Portuguese realities. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Politécnico do Porto CETAC.MEDIA | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidad de Zaragoza | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 279-284 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Knowledge Organization | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Use | - |
Título: dc.title | School libraries and indexing policies in Brazil and Portugal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: