
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolsoni-Silva, Alessandra Turini | - |
| Autor(es): dc.creator | Levatti, Giovanna Eleutério | - |
| Autor(es): dc.creator | Guidugli, Prscila Meireles | - |
| Autor(es): dc.creator | Marim, Vanessa Cristina Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:41:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:41:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234466 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234466 | - |
| Descrição: dc.description | The literature about behavioral problems in childhood points out the importance of the study of its prevalence to prevention and treatment, however, studies of the influence of gender and education are scarce. This study aimed to describe and compare, as assessed by caregivers, the occurrence of behavioral problems considering gender and education of the child, and evaluate the influence between behavior problems and academic performance. Caregivers of 90 preschool children and of 96 school children participated. The Child Behavior Checklist (CBCL) was applied. The results showed a high prevalence of behavioral problems, with prominence of boys. 56.86% of them with externalizing and total problems. The comparison of categories that both versions of the CBCL (preschool and school) have in common shows that emotional problems and anxiety problems differentiated the groups. At school age more children had problems. Lower scores of academic performance were noted at the group with behavior problems. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho | - |
| Formato: dc.format | 354-364 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Interamerican Journal of Psychology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behaviors’ problems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
| Título: dc.title | Problemas de comportamento, em ambiente familiar em escolares e pré-escolares diferenciados pelo sexo | - |
| Título: dc.title | Behavior problems in family atmosphere in scholars and Pré-School differentiated by the sex | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: