Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pezatti, Erotilde Goreti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:42:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:42:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234444 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234444 | - |
Descrição: dc.description | This paper deals with so called cleft constructions and other similar structures in eight Portuguese varieties, aiming to show that the formal differences correspond to different functional strategies used by the Speaker to achieve his/her communicative intentions, i.e., Focus, Contrast and Emphasis, in accordance with the theory of Functional Discourse Grammar (Hengeveld and Mackenzie, 2008). This study takes as evidence real spoken occurrences extracted from a corpus organized by Linguistic Centre at the University of Lisbon, in partnership with the University of Toulousse Mirail and the University of Provence-Aix-Marseille. The results show the following distribution: cleft construction is a strategy for pragmatic function Contrast marking; Focus-ser constructions are used to highlight a constituent and (é) que is used as an operator of emphasis showing the speaker's desire to intensify certain pieces of information. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista/São José Do Rio Preto | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista/São José Do Rio Preto | - |
Formato: dc.format | 73-98 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Linguistica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cleft constructions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contrast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emphasis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Focus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Varieties of Portuguese | - |
Título: dc.title | Cleft constructions and similar structures: Contrast, focus and emphasis | - |
Título: dc.title | Clivagem e construções similares: Contraste, foco e ênfase | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: