
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Koga, Fabiana Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Chacon, Miguel Claudio Moriel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:55:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:55:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234417 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234417 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to present the process of musical evaluation and one of the enrichment experiences conducted between 2013 and 2014 with 17 kids, from the Attention Program for Students with Early Behavior Giftedness (PAPCS) of the Faculty of Philosophy and Science of São Paulo State University - UNESP, Campus Marília/SP. Based on theorists like Edwin Gordon and Violeta H. de Gainza, this study counted on the use of music evaluations instruments: Primary Measures of Music Audition (PMMA), Intermediate Measures of Music Audition (IMMA) (GORDON, 1986) and the guiding sheet of music conduct (FOOCM) (GAINZA, 1988). Likewise, based on the Enrichment Model for Gifted, from Joseph S. Renzulli, and on the theorists of Music Education this paper presents the Music enrichment process that was conducted after the evaluation, as a continuity of a process that aimed to maximize and turn increasingly accessible the contact of these kids evaluated with music. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 122-136 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Musica Hodie | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musical enrichment workshop | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musical giftedness | - |
| Título: dc.title | Oficina de enriquecimento musical do programa de atenção a alunos precoces com comportamento de superdotação (PAPCS) | - |
| Título: dc.title | Enrichment musical workshop of the attention program for students with early behavior giftedness (PAPCS) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: