Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruzeiro do Sul University | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ. Lille | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Gabriella A. | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, Ana Maria F. | - |
Autor(es): dc.creator | Bonnet, Cédrick T. | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, José A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/00222895.2022.2030667 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234155 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234155 | - |
Descrição: dc.description | Young adults reduce their sway in both light touch (LT) and anchor systems (AS), however, the cognitive involvement in these tasks is unknown. This study investigated postural control in young adults standing upright using either LT or AS, concomitantly with a cognitive task (counting). Nine adults (26 ± 7.4 years) stood in the upright tandem stance with eyes closed, with/without LT, AS (force <2 N), and a cognitive task. The mean sway amplitude of the trunk, right wrist, and shoulder ellipse area, as well as the mean force during LT and AS were obtained. The cognitive task did not influence the magnitude of trunk sway or the mean force in the LT and AS conditions. The trunk sway magnitude was reduced in the AS and even further in LT. Wrist and shoulder variability was larger in the AS than in the LT. Based on these results, we conclude that enhanced sensory cues provided by LT and AS reduce trunk sway with little or no attentional demands. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Physical Activity and Sport Sciences Cruzeiro do Sul University, SP | - |
Descrição: dc.description | Sciences Cognitives et Sciences Affectives CNRS UMR 9193 Univ. Lille | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Motor Behavior | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognitive task | - |
Palavras-chave: dc.subject | posture control | - |
Palavras-chave: dc.subject | sensory cues | - |
Título: dc.title | Haptic Information Improvement on Postural Sway is Information-Dependent But Not Influenced by Cognitive Task | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: