
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | EBD-CSIC | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Manacá Institute | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Miami | - |
| Autor(es): dc.contributor | Louisiana State University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fuzessy, Lisieux | - |
| Autor(es): dc.creator | Sobral, Gisela | - |
| Autor(es): dc.creator | Carreira, Daiane | - |
| Autor(es): dc.creator | Rother, Débora Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Gedimar | - |
| Autor(es): dc.creator | Landis, Mariana | - |
| Autor(es): dc.creator | Galetti, Mauro | - |
| Autor(es): dc.creator | Dallas, Tad | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso Cláudio, Vinícius | - |
| Autor(es): dc.creator | Culot, Laurence | - |
| Autor(es): dc.creator | Jordano, Pedro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:37:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:37:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/btp.13065 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234082 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234082 | - |
| Descrição: dc.description | Disentangling the structure of plant–animal mutualisms shed light on how species are organized, and allow us to infer about resilience, specificity, and ultimately the consequences of the loss of functions to the ecosystem. Here we gathered fruit–frugivore interactions for all the major vertebrate taxa interacting with plants in two conservation states in the Brazilian Atlantic forest: a small patch and a continuous forest. Using a network approach, we identified individual roles played by vertebrates and plants, as well as the most relevant functional traits determining the network structure. The most important vertebrates in the continuous forest were the frugivorous characterized by the ability to swallow fruits containing small to large seeds, but they also were the first to be vanished from the small patch decades ago. Animal gape/gullet size, but not body mass, together with the greatest degrees of frugivory contributed to structure the conserved community. In the forest patch, where specialization degrees (in terms of number of interactions performed) were lost, small generalist birds and the only still living primate, along with small lipid-rich fruits, were central in maintaining community structure. This study brings insights on the potential of conserved forests to hold important species-rich interactions, at the same time that small patches count on small birds and small fruits with increased energetic rewards to maintain structuring under human degradation threats. Our results reemphasize the importance of preserving large continuous forest remnants to support important mutualistic interactions subjected to functional traits already lost in small degraded patches. Abstract in Portuguese is available with online material. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Estación Biológica de Doñana EBD-CSIC | - |
| Descrição: dc.description | University of São Paulo USP, SP | - |
| Descrição: dc.description | University of São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq USP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of São Carlos UFSCar | - |
| Descrição: dc.description | Manacá Institute | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biology University of Miami | - |
| Descrição: dc.description | Louisiana State University | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Rio de Janeiro UFRJ | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Biotropica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Functional roles of frugivores and plants shape hyper-diverse mutualistic interactions under two antagonistic conservation scenarios | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: