
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ciências e Tecnologia Goiano (IF Goiano) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Souza Medrado, Jackelyne | - |
| Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva Dias, Marisa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:19:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:19:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415V35N71A14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234059 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this article is to present the results of a doctoral research developed through a formative practice carried out in the Supervised Curricular Internship (SCI) discipline with undergraduates of a Licenciate Mathematics course in the context of Youth and Adult Education (YAE). The research question was based on the question: What theoretical-practical learning, from the initial training of Mathematics teachers, developed at SCI, contribute to the constitution of being a teacher for YAE? The Historical-Cultural Perspective and Activity Theory were considered the theoretical references for the research. The constitution of the empirical data occurred through an open questionnaire, participant observation, field diary, productions of the participants throughout the development of the internship, and audio-video recordings of the interventions, conductors, and moments of reflections on these actions. With the analysis of the data, guided by the dialectical movement from the rise of the abstract to the concrete in the interrelationship between singular-particular-universal, of historical-dialectical materialism, there is a movement of appropriation of the Mathematics teaching activity in YAE, with highlights in the changes between motives, senses, and meanings in the formative process of being a teacher for this teaching modality. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Goiás | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 1530-1549 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Activity theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-dialectical materialism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supervised internship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
| Título: dc.title | The Teaching Learning Activity in Mathematics for Youth and Adult Education | - |
| Título: dc.title | A Atividade de Aprendizagem da Docência em Matemática para a Educação de Jovens e Adultos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: