Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Egas Moniz-Cooperativa de Ensino Superior (CRL) | - |
Autor(es): dc.contributor | York University | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Toronto | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Giovanna Lombardi Bonini | - |
Autor(es): dc.creator | da Cruz, Mayara Moura Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Ricci-Vitor, Ana Laura | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Paula Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Grace, Sherry Lynn | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:24:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:24:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2020.0782.R1.31052021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/234055 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/234055 | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Cardiac rehabilitation (CR) barriers are well-understood in high-resource settings. However, they are under-studied in low-resource settings, where access is even poorer and the context is significantly different, including two-tiered healthcare systems and greater socioeconomic challenges. OBJECTIVE: To investigate differences in characteristics of patients attending publicly versus privately funded CR and their barriers to adherence. DESIGN AND SETTING: Observational, cross-sectional study in public and private CR programs offered in Brazil. METHODS: Patients who had been attending CR for ≥ 3 months were recruited from one publicly and one privately funded CR program. They completed assessments regarding sociodemographic and clinical characteristics and the CR Barriers Scale. RESULTS: From the public program, 74 patients were recruited, and from the private, 100. Participants in the public program had significantly lower educational attainment (P < 0.001) and lower socioeconomic status (P < 0.001). Participants in the private program had more cognitive impairment (P = 0.015), and in the public program more anxiety (P = 0.001) and depressive symptoms (P = 0.008) than their counter-parts. Total barriers among public CR participants were significantly higher than those among private CR participants (1.34 ± 0.26 versus 1.23 ± 0.15/5]; P = 0.003), as were scores on 3 out of 5 subscales, namely: comorbidities/functional status (P = 0.027), perceived need (P < 0.001) and access (P = 0.012). CONCLUSION: Publicly funded programs need to be tailored to meet their patients’ requirements, through consideration of educational and psychosocial matters, and be amenable to mitigation of patient barriers relating to presence of comorbidities and poorer health status. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy School of Technology and Sciences Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM) Egas Moniz-Cooperativa de Ensino Superior (CRL) | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Health York University | - |
Descrição: dc.description | KITE & Peter Munk Cardiac Centre University Health Network University of Toronto | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy School of Technology and Sciences Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/18276-6 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 46124 | - |
Formato: dc.format | 108-114 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sao Paulo Medical Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiac rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiovascular diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Delivery of health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private sector | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public sector | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surveys and questionnaires | - |
Título: dc.title | Publicly versus privately funded cardiac rehabilitation: access and adherence barriers. A cross-sectional study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: