Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Granada | - |
Autor(es): dc.contributor | Complutense University of Madrid | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fernández-Molina, Juan-Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Martínez-Ávila, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves Guimarães, José Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eduardo Graziosi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:54:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:54:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e08707 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233972 | - |
Descrição: dc.description | The close relationship between copyright laws and the development of library activities has become more intense and complex in recent years due to the impact of the digital setting. For this reason, librarians must have adequate knowledge about copyright, whether it be to carry out their own functions and tasks, or to help co-workers and users as efficiently as possible. The aim of the present paper is to determine the type of copyright instruction offered, plus its focus and depth, to students of master's programs in library and information studies at today's outstanding universities in this field. The results show that very few LIS programs provide the minimal training required for professionals to be copyright literate. Very few courses are dedicated specifically to copyright issues, as these subjects are usually studied in an excessively generic and superficial manner within broader courses dedicated to information policy, information ethics, or legal issues regarding information. If we also bear in mind that most of these courses are elective, not required, the conclusion is that very few LIS graduates attain the minimal instruction required. The best results are obtained by US and Canadian universities accredited by the American Library Association (ALA), since copyright issues are included in the list of core competences required to achieve accreditation. The solution to this problem may lie in two complementary approaches. One would be to follow the ALA model and the IFLA recommendation and include copyright contents in the LIS curricula worldwide, and the other would be to provide institutional support for those professionals interested in obtaining the required training. | - |
Descrição: dc.description | Department of Information and Communication Studies University of Granada | - |
Descrição: dc.description | Department of Library and Information Science Complutense University of Madrid | - |
Descrição: dc.description | Department of Information Science São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo University | - |
Descrição: dc.description | Department of Information Science São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Heliyon | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copyright | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copyright literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual property | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library and information science education | - |
Título: dc.title | Copyright literacy and LIS education: analysis of its inclusion in the curricula of master's degree programs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: