Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universita degli Studi Macerata(UNIMC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Educacione e della Formazione na Universita degli Studi di Macerata (UNIMC | - |
Autor(es): dc.creator | Stolf, Mariana Taborda | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Natália Lemes dos | - |
Autor(es): dc.creator | D’Angelo, Ilaria | - |
Autor(es): dc.creator | Bianco, Noemi Del | - |
Autor(es): dc.creator | Giaconi, Catia | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Simone Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:54:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:54:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36311/JHGD.V31.12668 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233967 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233967 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: the Covid-19 pandemic made discrepancies between the different educational realities more evident for schoolchildren in the beginning of literacy. Objective: to characterize the performance of cognitivelinguistic skills of students in early literacy phases during the pandemic. Methods: twenty-two elementary school students participated in this study, distributed in GI 1st year students and 2nd year GII students, submitted to the application of the Cognitive-Linguistic Skills Assessment Protocol for students in the initial stage of literacy. Results: students from GI and GII showed average performance for writing the name and writing the alphabet in sequence. The GI presented a refusal response for the subtests of word dictation, pseudoword dictation and picture dictation, word repetition and visual sequential memory of shapes and poor performance for alphabet recognition in random order and average performance for alphabet recognition in sequence. GII showed lower performance for the subtests of word dictation, pseudoword dictation, picture dictation and superior performance for alphabet recognition in random order, alphabet in sequence and visual sequential memory of shapes. Discussion: the appropriation of the letter-sound relationship mechanism raises questions, since it evidenced the difficulty of all students in cognitive-linguistic skills necessary for the full development of reading and writing in an alphabetic writing system such as Brazilian Portuguese. Conclusion: students in the 1st and 2nd years showed lower performance in cognitive-linguistic skills important for learning reading and writing. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Universita degli Studi Macerata(UNIMC) | - |
Descrição: dc.description | Educacione e della Formazione na Universita degli Studi di Macerata (UNIMC | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –UNESP | - |
Formato: dc.format | 484-490 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Human Growth and Development | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Título: dc.title | Performance of early literacy students in cognitivelinguistic skills during the pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: