Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Miller, Stela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:49:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:49:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2020V5N1P7 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233966 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to reflect on teaching and learning to read and write as a humanizing process. The bases for this reflection are the assumptions of the Cultural-Historical Theory, which defends the socio-historical-cultural conditionality of man, of the Activity Theory, which proposes the activity as fundamental in the constitution of social subjects and, also, of bakhtinian thought about enunciation. Because of this reflection, we affirm that the best way to teach and learn the mother tongue is to think, plan and organize it in order to promote in the student the ability to read constituting a responsive understanding for statements and write producing statements addressed to real readers. Reading and writing projects are suitable for this purpose when developed through activities whose object is the discursive enunciation, and the study actions focus on the reading of statements produced socially and historically, and the production of statements in their social function. Thus, the work with reading and written production is no longer merely formal and becomes an instrument of humanization of the student, who will be able to gain an understanding of others' statements and the ability to produce statements for others | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 7-30 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Discursos Fotograficos | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mother tongue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading and writing | - |
Título: dc.title | TEACHING AND LEARNING TO READ AND WRITE AS A HUMANIZING PROCESS | - |
Título: dc.title | O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA COMO UM PROCESSO HUMANIZADOR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: