Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Institute of Neuroscience and Behavior | - |
Autor(es): dc.contributor | The University of Texas at Dallas | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Iowa | - |
Autor(es): dc.creator | Canto-de-Souza, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Demetrovich, Peyton G. | - |
Autor(es): dc.creator | Plas, Samantha | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Rimenez R. | - |
Autor(es): dc.creator | Epperson, Joseph | - |
Autor(es): dc.creator | Wahlstrom, Krista L. | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes-de-Souza, Ricardo Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | LaLumiere, Ryan T. | - |
Autor(es): dc.creator | Planeta, Cleopatra Silva | - |
Autor(es): dc.creator | McIntyre, Christa K. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:04:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:04:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fnbeh.2021.780326 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233959 | - |
Descrição: dc.description | Post-traumatic stress disorder (PTSD) is associated with decreased activity in the prefrontal cortex. PTSD-like pathophysiology and behaviors have been observed in rodents exposed to a single prolonged stress (SPS) procedure. When animals are left alone for 7 days after SPS treatment, they show increased anxiety-like behavior and impaired extinction of conditioned fear, and reduced activity in the prefrontal cortex. Here, we tested the hypothesis that daily optogenetic stimulation of the infralimbic region (IL) of the medial prefrontal cortex (mPFC) during the 7 days after SPS would reverse SPS effects on anxiety and fear extinction. Male Sprague-Dawley rats underwent SPS and then received daily optogenetic stimulation (20 Hz, 2 s trains, every 10 s for 15 min/day) of glutamatergic neurons of the left or right IL for seven days. After this incubation period, rats were tested in the elevated plus-maze (EPM). Twenty-four hours after the EPM test, rats underwent auditory fear conditioning (AFC), extinction training and a retention test. SPS increased anxiety-like behavior in the EPM task and produced a profound impairment in extinction of AFC. Optogenetic stimulation of the left IL, but not right, during the 7-day incubation period reversed the extinction impairment. Optogenetic stimulation did not reverse the increased anxiety-like behavior, suggesting that the extinction effects are not due to a treatment-induced reduction in anxiety. Results indicate that increased activity of the left IL after traumatic experiences can prevent development of extinction impairments. These findings suggest that non-invasive brain stimulation may be a useful tool for preventing maladaptive responses to trauma. | - |
Descrição: dc.description | National Institute of Mental Health | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Pharmacology School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Neuroscience and Behavior | - |
Descrição: dc.description | School of Behavior and Brain Sciences The University of Texas at Dallas | - |
Descrição: dc.description | Texas Biomedical Device Center The University of Texas at Dallas | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychological and Brain Sciences University of Iowa | - |
Descrição: dc.description | Joint Graduate Program in Physiological Sciences Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/UNESP | - |
Descrição: dc.description | Iowa Neuroscience Institute University of Iowa | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Pharmacology School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Joint Graduate Program in Physiological Sciences Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/UNESP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Behavioral Neuroscience | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | lateralization and brain functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | posttraumatic stress disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | PTSD | - |
Título: dc.title | Daily Optogenetic Stimulation of the Left Infralimbic Cortex Reverses Extinction Impairments in Male Rats Exposed to Single Prolonged Stress | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: