Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais | - |
Autor(es): dc.contributor | UFTM | - |
Autor(es): dc.creator | Papini, Camila Bosquiero | - |
Autor(es): dc.creator | de Campos, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Nakamura, Priscila Missaki | - |
Autor(es): dc.creator | de Brito, Bruna Thaís Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Kokubun, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:22:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:22:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320212611.27142020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233904 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233904 | - |
Descrição: dc.description | Physical exercise programs have been carried out in primary health care in Brazil and have provided good results in terms of effective-ness, their economic contribution has not been investigated yet. The aim of the study is to verify the feasibility of brief counseling physical activity intervention and to compare its economic cost and cost-effectiveness with supervised physical exercise intervention in primary care. A multi-arm parallel feasibility trial, with equal randomization [1:1:1] was conducted in Basic Health Units in Brazil. 61 participants were randomized in Brief Counseling Intervention (BCI), Supervised Physical Exercise Intervention (SPEI) and Control Group (CG). Interventions lasted one year. The BCI is more economical than the SPEI, costing around 50% less in the economic comparisons (session cost, annual cost and cost per participant annually). At leisure time, the cost to move one person to the physically active category at 12 months is estimated in R$369.00 for BCI and R$426.21 for the SPEI. The Incremental Cost-effectiveness Ratio (ICER) is R$310.32. The BCI is feasible and more economic, however, the cost effective is not that different. Thus, it is strongly recommended that the two interventions be offered at primary care in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências do Esporte Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Av. do Tutunas 490, Vila Celeste, MG | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, MG | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFTM, MG | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Física UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Física UNESP, SP | - |
Formato: dc.format | 5711-5726 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Ciencia e Saude Coletiva | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brief counseling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public health | - |
Título: dc.title | Cost-analysis and cost-effectiveness of physical activity interventions in brazilian primary health care: A randomised feasibility study | - |
Título: dc.title | Análise de custo e custo-efetividade de intervenções de atividade física na atenção primária à saúde no brasil: Um estudo de viabilidade randomizado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: