
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Newton | - |
| Autor(es): dc.creator | Massi, Luciana | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lucas André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:47:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:47:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11191-021-00302-2 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233857 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233857 | - |
| Descrição: dc.description | Despite advances in discussions about the nature of science, there is still a paucity of discussion on the ontological dimension of science in science education research that makes it difficult to defend its content and teaching. In this article, the reasons for trusting science and science education are analyzed through three arguments. The first is that both the belligerent obscurantism and fake news of the ultra-right and the postmodern relativism of sections of the leftwing are connected to objective movements from the capitalist socioeconomic reality. The reestablishment of trust in science and its teaching requires an effort to understand the contemporary social contradictions, problems, and challenges. The second argument is that scientific knowledge does not need to abdicate objectivity in order to ground ethical and political positions. The third argument is that the socialization of scientific knowledge through school education is a necessary, albeit insufficient, condition for the ethical–political education of younger generations. The article concludes by stating that it is necessary to overcome the choice between an education that is supposedly neutral in political and ideological terms and an education that rejects the socialization of scientific knowledge in the name of respecting the multiplicity of culturally rooted voices from within the different oppressed groups present in today’s society. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Psychology of Education Faculty of Science and Languages University of São Paulo State (UNESP), Av. Waldemar Orlando Paganelli, 117, Jardim dos Flamboyants | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education Faculty of Science and Languages University of São Paulo State (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Psychology of Education Faculty of Science and Languages University of São Paulo State (UNESP), Av. Waldemar Orlando Paganelli, 117, Jardim dos Flamboyants | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education Faculty of Science and Languages University of São Paulo State (UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Science and Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | The Committed Objectivity of Science and the Importance of Scientific Knowledge in Ethical and Political Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: