
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rondini, Carina Alexandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Alex Almeida da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:36:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:36:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/15332276.2021.1978351 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233806 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233806 | - |
| Descrição: dc.description | Bullying is characterized by constant violent actions against the same individual. Bullied people suffer physical and psychological damage that directly affect their academic achievement, as well as their relationship with friends, family, and society, resulting in a feeling of social exclusion. Based on the hypothesis that myths and prejudices about giftedness contribute for gifted students to be involved with bullying, we propose an exploratory study of bullying experienced by gifted students in school environments. Interviews were carried out with a non-probabilistic sample composed of ten gifted students of Middle School. Our investigation states that some characteristics of giftedness can help them to deal better with bullying consequences and have an interventionist attitude in a situation of bullying. Moreover, the areas of giftedness can influence how these students use aggression when assuming the role of bullies. At last, it is identified that the myths of giftedness did not lead to their involvement with bullying. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computer Science and Statistics Sao Paulo State University (Unesp) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computer Science and Statistics Sao Paulo State University (Unesp) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Gifted and Talented International | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gifted students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | myths of giftedness | - |
| Título: dc.title | Bullying and giftedness in school environment | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: