Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Marcolino, Suzana | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Suely Amaral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021223865 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233764 | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of post-doctorate research with the objective of verifying whether the presentation of objects without a specific function articulated to the gradual removal of toys creates a circumstance in which the use of the former potentiates psychological processes in a child’s development. The theoretical framework is Historical-Cultural Psychology, more precisely D. Elkonin’s theory of playtime. The methodology is inspired by pedagogical experimentation: a similar condition to the pedagogical context is created and actions are performed in order to know its effects. Children aged between 4 and 5 years participated in the research. The results show that the removal of toys leads to the use of objects with no specific function and enhances the use of the words in situations in which the child seeks a substitute object for the missing toy. This behavior is an indication that the child is taking steps towards conceptual thinking. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Marília | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Marília | - |
Formato: dc.format | 1-8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Psicologia Escolar e Educacional | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | historical-cultural psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | play | - |
Título: dc.title | OBJECTS WITHOUT SPECIFIC LUDIC SIGNIFICANCE IN PLAY | - |
Título: dc.title | Los objetos sin significación lúdica específica en el juego de niños | - |
Título: dc.title | Os objetos sem significação lúdica específica na brincadeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: