Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio Grande do Norte | - |
Autor(es): dc.contributor | State University of Rio Grande do Norte | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Rafaela Catherine da Silva Cunha de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Racquel Guimarães da | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Radames Maciel Vitor | - |
Autor(es): dc.creator | Goes, Carlos Jean Damasceno de | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Jason Azevedo de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Isis Kelly dos | - |
Autor(es): dc.creator | Wilde, Phelipe | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, José Angelo | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinoco | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Paulo Moreira Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:12:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:12:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.gaitpost.2021.09.204 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233624 | - |
Descrição: dc.description | Research question: The present study aimed to compare the postural control of children and adolescents with and without Human Immunodeficiency Virus (HIV). Methods: A total of 32 children and adolescents (18 with HIV and 14 without) of both sexes, aged 6–18 years, were included in the present study. Participants in the HIV + group were infected through vertical transmission and received antiretroviral therapy. Participants maintained an erect, bipedal posture in the following conditions: with vision, without vision, and on a foam base. Results: Concerning the evaluation of time variables, higher values were observed in the HIV + group for mean anterior-posterior (AP) velocity, mean medial-lateral (ML) velocity, AP perimeter (p = 0.001), and ML perimeter (p = 0.001). Concerning the evaluation of conditions, a difference was observed in the mean AP mean sway amplitude (MSA) (p = 0.039), as the AP MSA was lower with vision than without vision or with foam. Concerning the evaluation of spectral domain variables, higher values were observed in the HIV+ group for the predominant ML frequency (p = 0.04) and mean AP (p = 0.001) and ML frequencies (p = 0.001). Regarding the evaluation of conditions, a difference was found only in the predominant AP frequency (p = 0.001). Higher values were found in the closed eye condition than in with foam (Δ = +103 %). Conclusion: The results of the present study indicated that children and adolescents living with HIV have poorer postural control performance than those without HIV. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Health Science Federal University of Rio Grande do Norte | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education State University of Rio Grande do Norte | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Federal University of Rio Grande do Norte | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 42-47 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Gait and Posture | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | HIV | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postural balance | - |
Título: dc.title | Performance of postural balance in children and adolescents living with and without HIV | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: