Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Guilherme Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Luciana Maria Lunardi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.IENCI2021V26N2P76 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/233560 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/233560 | - |
Descrição: dc.description | This article was based on a master's thesis research that had as a central question “which propositions for pedagogical practice, in the teaching of Science and Biology, could be elaborated from historical-critical pedagogy, considering the significations of students about synanthropic animals?” and as objective analyzing the significations of third year high school's students about synanthropic animals and extracting pedagogical appointments for the Science and Biology Teachings. This text develops some dissertation's analyzes about the role of the school as a means of socializing scientific concepts for a human formation based on social practice. Participants formed dialogue groups about animals of public health relevance. The analysis followed the methodology of nuclei of significations. As results, we found nuclei about emotions and reactions to animals; descriptions of biological characteristics; and the non-scientific cultural symbolic universe. From these analyzes, pedagogical notes were extracted based on the historical-critical pedagogy. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru | - |
Formato: dc.format | 76-96 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Título: dc.title | The dialectical constitution of significations and the formation of scientific concepts about synanthropic animals | - |
Título: dc.title | A constituição dialética das significações e a formação de conceitos científicos sobre animais sinantrópicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: